São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa destina 1% do IR a menor de rua

CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

Com o slogan "Desvie seu Imposto de Renda e sinta orgulho por isso", o movimento regional "Criança, Prioridade 1", já teve adesão de mais de 300 empresas da região que irão repassar 1% do recolhimento mensal do Imposto de Renda para ajudar crianças e adolescentes de rua.
Lançada no mês passado em São Bernardo (Grande SP), a campanha é uma iniciativa conjunta da Câmara Regional do ABC, do Fórum da Cidadania e do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Dentre as que já aderiram estão as principais montadoras da região, como Mercedes-Benz, Volkswagen, Ford e Scania.
Na segunda etapa, em março, pessoas físicas também serão chamadas a destinar 1% do recolhimento do IR para a campanha.
A adesão não significa somente o destino de 1% do imposto mensal. Empresas, bancos, associações e qualquer pessoa poderão colaborar de outras formas.
Profissionais liberais, como médicos, dentistas e psicólogos, poderão, por exemplo, dedicar algumas horas por semana para atender crianças e adolescentes de rua.
A campanha é baseada na lei 8.069/90, que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente, que autoriza o repasse de até 1% do Imposto de Renda para fundos da criança e do adolescente.
As sete cidades do ABCD -Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra- já criaram e regulamentaram seus conselhos municipais e fundos da criança e do adolescente.
Os recursos recolhidos serão administrados por um conselho com representantes da sociedade civil.
Oito programas serão criados, entre eles casas para atendimento de crianças que estão nas ruas, mas moram com as famílias, casas de acolhimento para aquelas que não têm vínculo familiar.
Além disso, para o retorno das crianças à escola, serão criados os "Mutirões Anuais de Matrícula" e as "Bolsas de Aprendizagem".

Texto Anterior: Espectador reclama de fila na mostra
Próximo Texto: Artista ensina jovem carente na periferia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.