São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção pretende divulgar textos de dramaturgos brasileiros

Série publica peças para serem distribuídas a profissionais

CECÍLIA SAYAD
DA REDAÇÃO

Há quem diga que a dramaturgia brasileira morreu. Há quem diga que ela é ignorada. Outros, que não é divulgada. A coleção "Teatro Brasileiro" surge para fazer chegar a produtores e diretores teatrais os textos escritos no país.
A série tem lançamento hoje, no teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte (MG), com a leitura da peça "A Vida É uma Ópera", de Jandira Martini, que integra o primeiro volume da coleção.
A iniciativa é da Hamdan Produções e Eventos, produtora mineira que vai editar e distribuir gratuitamente, para profissionais da área, livros contendo quatro peças cada.
Para tanto, a produtora conta com o auxílio das secretarias municipais e estaduais de Cultura de vários Estados e cidades, para quem solicita uma relação de diretores e produtores teatrais.
Além da peça de Jandira Martini, o primeiro volume da coleção -que terá um livro lançado a cada dois meses- traz textos de Domingos Oliveira ("Doppelgãnger ou O Duplo"), Maria Adelaide Amaral ("Ó Abre Alas") e Vladimir Capella ("Como a Lua").
A série não pretende editar somente peças inéditas ou lançar novos dramaturgos, como comprova o elenco de autores reunidos no primeiro volume. "O que pauta a coleção é a qualidade", diz a diretora da série, Soraya Hamdan.
A seleção dos textos é feita por um conselho coordenado pelo diretor Paulo César Bicalho e composto pelo crítico teatral Sábato Magaldi, pelo ator e diretor Paulo Betti e pela atriz Vera Fajardo.
Segundo Magaldi, eles recebem os textos após uma pré-seleção. Em entrevista à Folha, o crítico disse que a coleção é interessante na medida em que divulga os trabalhos de dramaturgos brasileiros.
"Estamos vivendo uma fase complicada, em que as pessoas dizem que não montam textos de autores brasileiros porque não têm acesso eles. Para mim, é desculpa -basta procurar", disse Magaldi.
Hamdan disse que recebeu cerca de 90 textos de autores que foram contatados por sua produtora. Está prevista a publicação de peças de Edla Van Steen, Otavio Frias Filho, Teresa Frota, Sérgio Abritta, Raquel Gutierrez e outros.
A primeira tiragem da coleção será de 3.000 exemplares. Destes, 800 serão vendidos por R$ 15, via telefone, e-mail ou durante o evento de lançamento da coleção.

Livro: Teatro Brasileiro
Autores: Maria Adelaide Amaral, Domingos Oliveira, Vladimir Capella e Jandira Martini
Lançamento: ed. Hamdan
Quando: hoje, às 19h, no teatro Francisco Nunes (Parque Municipal -av. Afonso Pena, s/nº, Belo Horizonte)
Quanto: R$ 15
Encomendas: tel. 031/342-1890, e-mail hamdan@bhnet.com.br

Texto Anterior: Sesc Pompéia faz seminário internacional de cenografia
Próximo Texto: Série ilustra riqueza de espaços públicos de NY
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.