São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Círculo' traz anos 50 nada inocentes

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

O irlandês Pat O'Connor parece estar se especializando nos "inocentes" anos 50 e em infidelidades amorosas.
Tanto em "Três Amigas e uma Traição", seu filme anterior, quanto em "Círculo de Paixões" ("Inventing the Abbotts"), que está sendo lançado em vídeo no Brasil, o diretor explora relacionamentos entre jovens que se passam na década.
Mas, apesar de os anos 50 serem vistos como tempos de repressão sexual e de comportamento, em ambos os filmes os personagens não são nada ingênuos.
Aqui, Doug (Joaquin Phoenix) e Jacey (Billy Crudup) são dois irmãos com pouco em comum que aprenderam, desde cedo, a lutar. Depois da morte do pai, quando Jacey tinha 2 anos e Doug nem havia nascido, a família entra em decadência econômica, sustentada pela mãe, professora primária.
Desde muito criança, Jacey aprende a odiar Lloyd Abbott, o homem mais rico da cidade, que, para o rapaz, teria enganado sua mãe, fazendo-a vender uma patente por um preço ínfimo. Jacey também acredita que Lloyd tenha tido um caso com sua mãe.
Por isso, ele resolve se vingar, prometendo se casar com uma das filhas de Lloyd: Alice (Joanna Going), Eleanor (Jennifer Connely) ou Pamela (Liv Tyler).
Alice faz tudo o que os pais querem, inclusive se casar por conveniência e grávida. Eleanor, ao contrário, é a vergonha dos pais: vive saindo com rapazes -e, claro, será a primeira na mira de Jacey. Pam, a caçula, é a que não dá trabalho -pretende até não seguir os passos das irmãs e casar virgem.
A mais jovem das Abbotts é apaixonada por Doug, que, vivendo à sombra do irmão, tem sonhos eróticos com Eleanor.
O diretor arma uma ciranda entre os dois irmãos pobres e as três irmãs ricas, mostrando personagens que estão longe na suposta inocência dos anos 50.
(MaM)

Filme: Círculo de Paixões
Produção: EUA, 1997, 77 min
Direção: Pat O'Connor
Com: Joaquin Phoenix, Billy Crudup, Liv Tyler, Jennifer Connely, Joana Going Lançamento: Abril (0800-120199)

Texto Anterior: Inspetor Closeau é estrela de caixa
Próximo Texto: As Filhas de Marvin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.