São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reserva é indicada para quem busca isolamento

MARCOS MARTINS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Reserva Nacional Cerro Castillo é uma área protegida que, apesar de não ter o status de parque nacional e nem ser muito visitada, apresenta-se como uma opção perfeita para aqueles que amam as montanhas e gostam de caminhar em áreas pouco exploradas.
A reserva tem 1.340 quilômetros quadrados. Sua principal atração é o Cerro Castillo, uma montanha que, como o nome indica, tem um topo que lembra os contornos de um castelo.
Como a reserva é muito pouco visitada, não há nenhuma infra-estrutura para o visitante, e as trilhas praticamente não existem.
O trekker caminha pelas margens pedregosas dos rios que cortam o parque numa atmosfera de isolamento total, pois dificilmente encontra outros turistas.
É aconselhável levar uma cópia de um bom mapa topográfico da região, que pode ser conseguido com o I.G.M. (Instituto Geográfico Militar), em Santiago.
Surpresa
Para quem pensa que a Patagônia é só gelo e neve, o Parque Nacional Alerce Andino pode proporcionar uma grande surpresa.
Ele tem uma área pequena, apenas 392 km2, e pode ser facilmente visitado a partir da cidade portuária de Puerto Montt, que já é uma atração turística à parte.
O parque recebeu o seu nome por causa dos seus majestosos alerces -uma espécie de árvore conífera que cresce extremamente devagar e que atinge proporções enormes. Há vários exemplares no parque, muitos deles com mais de quatro metros de diâmetro e 4.000 anos de idade.
A floresta na qual cresce o alerce também é muito interessante. É bastante úmida, com várias espécies de samambaia e até de bambu.
A umidade é tanta que é possível senti-la ao respirar, e o trekker poderia se sentir no Brasil, não fosse pela vegetação.
Alívio
As trilhas no parque são bem marcadas e fáceis de seguir, sem inclinações muito acentuadas.
Não há campings ou hotéis no parque, mas existem refúgios pelas trilhas, e o trekker pode caminhar com a mochila aliviada do peso da barraca.
(MM)

Texto Anterior: Los Glaciares gera disputa
Próximo Texto: Verão derrete neve e aquece os esportes em Bariloche
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.