São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lincoln e Lênin criaram dois rivais

DA REDAÇÃO

O presidente Abraham Lincoln e o líder revolucionário Vladimir Ilitch Ulianov, o Lênin, podem ser considerados os fundadores (ou refundadores) de seus respectivos países, os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Décimo-sexto presidente dos EUA, Lincoln liderou seu país durante a guerra de Secessão (1861-65). A eleição do abolicionista Lincoln para a Presidência levou os Estados escravocratas do Sul à secessão e à guerra. Para manter a unidade nacional e vencer a guerra, ele violou a Constituição que permitia a secessão.
Principal influência no comunismo depois de Karl Marx, Lênin se tornou um revolucionário ainda no século 19. Exilado na Europa Ocidental, retornou à Rússia em 1917. Em outubro, liderou seu partido bolchevique (depois comunista) na tomada do poder.

Texto Anterior: Homem supera urso na pesca
Próximo Texto: Estado dos monumentos reproduz a geopolítica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.