São Paulo, sábado, 15 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os encurralados

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

- Noite de horror.
A descrição é de Paulo Henrique Amorim, do Jornal da Band, mas as imagens estiveram em toda parte.
No SBT, um policial correndo atrás de um menino desesperado, de não mais do que dez anos. Na Record, outro menino ensanguentado escapando de um grupo de policiais, aos gritos.
Na Globo, a narração à Gil Gomes, sobre as imagens dos meninos encurralados:
- Os menores correm de um lado para o outro. Enfrentam a polícia, e acusam os policiais de matar. "Mataram o meu irmão!" Fazem uma barricada com cadeiras e uma televisão. Chegam reforços da polícia, que obriga os menores a voltar. "Eles querem matar a gente!"
Eram pouco mais do que crianças, inclusive o morto, com um tiro na cabeça, cujo corpo foi exposto com a crueldade costumeira.
Mas ninguém, ao menos desta vez, teve a cara de pau de dar os parabéns.
*
- Não podemos permitir que, em nome da liberdade de expressão, alguém proclame as suas idéias em favor da liberação da droga.
Armando Falcão, o próprio, não diria melhor.
E assinaria embaixo outra pérola autoritária do sucessor, a de que vai pessoalmente "ouvir os CDs (do Planet Hemp) e chegar a uma conclusão sobre o assunto".
O passo seguinte é decidir pessoalmente que peças podem ser montadas, que reportagens publicadas, que partidos podem existir.
*
No país que namora o autoritarismo em meio à crise, não espanta o poder de um ACM, disfarçado de líder da mais democrática das instituições. Da Globo News:
- Plenário fechado, Congresso quase vazio, apesar da promessa de esforço para tirar o país da crise.

Texto Anterior: Câmara vai pedir exumação do corpo
Próximo Texto: Bird dá US$ 900 mi para reforma agrária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.