São Paulo, sábado, 15 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa mantém placar pós-doping

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fifa, entidade que controla o futebol mundial, decidiu ontem manter o placar da partida entre Croácia e Ucrânia -2 a 0 para os croatas-, pela repescagem das eliminatórias européias.
Exame antidoping colhido após essa partida constatou que o zagueiro ucraniano Sergi Nagornyak fez uso de uma substância considerada proibida (Bromantan).
A decisão de manter o placar deveu-se ao fato de que, segundo os estatutos da Fifa, um caso de doping de apenas um jogador não pode resulta em uma punição ao clube ou à seleção do atleta.
Nagornyak não poderá atuar na partida de hoje entre Ucrânia e Croácia. Até a Fifa anunciar a punição final ao atleta ucraniano, ele não pode atuar, tanto nos jogos internacionais como nos nacionais.
Ucrânia e Croácia jamais disputaram um Mundial. Desmembramentos da ex-União Soviética e da Iugoslávia, disputam pela primeira vez eliminatórias para a Copa.
O vencedor do confronto, porém, não será o primeiro novato em Mundiais que atuará na França. A África do Sul, que foi banida de competições por vários anos devido ao apartheid (política de segregação racial), já tem garantida a primeira aparição em Copas.
Austrália, Equador, Jamaica e Japão são os outros países que nunca participaram de um Mundial e que ainda têm chances de jogar na Copa da França.
(RBu)

LEIA MAIS sobre as eliminatórias para a Copa de 98 à pág. 3-11

Texto Anterior: Copa-98 dá última chance de classificação a italianos
Próximo Texto: Chegou a hora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.