São Paulo, sábado, 15 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vidente e psicóloga guiam santistas

RODRIGO BERTOLOTTO

RODRIGO BERTOLOTTO; PAULO PEIXOTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Com ajuda extracampo, time tenta hoje contra o Atlético-MG superar trauma de não vencer fora de casa

A divisão das funções extracampo já está feita no Santos, que inicia hoje, às 21h30, a fase semifinal do Brasileiro, enfrentando o Atlético-MG, no Mineirão.
A psicóloga Suzy Fleury cuida do ânimo dos jogadores do Santos, enquanto o vidente Robério de Ogum faz o mesmo com a cabeça do técnico da equipe, Wanderley Luxemburgo.
Fleury, por exemplo, afirma que, se o Santos terminou em 6º lugar em pontos no fase anterior, psicologicamente está situado na primeira colocação.
Para isso, a psicóloga tenta estimular um perfil vencedor e um espírito de superação na equipe.
Em suas palestras, conta histórias como a de uma dona-de-casa de meia-idade que atravessou o Canal da Mancha e a de um deficiente físico que pinta com os pés. Isso estimularia a busca de feitos pelo Santos.
Mas o Santos da década de 60, cheio de triunfos, está fora das "lições de vida" exibidas por Fleury.
"Não podemos ficar olhando o mundo pelo espelho retrovisor. Minha linha psicológica não é freudiana (originária do austríaco Sigmund Freud), que se volta ao passado. Sigo a linha da inteligência emocional. Nossos objetivos são futuros", afirma.
Entre as normas, a palavra vingança é uma palavra proibida.
Mesmo com retrospecto de derrotas no Brasileiro para seus rivais de grupo, o sentimento de desforra está sendo evitado dentro do time.
"A vingança é um sentimento negativo, mesquinho e que não favorece o espírito de grupo. Um campeão nunca é vingativo", diz a psicóloga do time, Suzy Fleury.
Na primeira fase, o Atlético-MG bateu em casa o Santos por 2 a 1. Foi derrotado também por Palmeiras (5 a 0) e Internacional (2 a 0), seus outros rivais no Grupo B desta fase do campeonato.
Já Robério de Ogum, ex-seminarista que ficou célebre por previsões de futebol e pela amizade desde 1988 com Luxemburgo, diz que garante "paz, tranquilidade e sucesso" para o técnico.
"Wanderley tem muita intuição. Ele sente que o Santos está preparado para ser campeão", afirma o vidente, que é santista.
Segundo Robério, que acompanha o time na concentração, sua função é "recarregar a bateria do Wanderley, para que ele canalize suas energias para o grupo".
O técnico se limitou a dizer que Robério apenas reze por seu sucesso profissional e pessoal. "Ele é só meu amigo", afirma.
O Santos viaja, em vôo fretado, para Belo Horizonte hoje, às 18h, poucas horas antes do jogo.
Rival ex-santista
O atacante Almir, desde que deixou o Santos, em 1993, já enfrentou seu ex-clube quatro vezes. Venceu todas, marcou quatro gols e, hoje, espera repetir os feitos.
Ele não é titular, mas tem sido uma das armas do técnico Leão em todos os jogos, principalmente no segundo tempo. Por isso, acredita que seu sucesso contra o Santos vai prevalecer.
"Eu sempre me dei muito bem contra o Santos", afirmou.
O atacante disse que não tem se importado em não começar os jogos, apesar de estar sempre lutando para isso.
"O mais importante é que estou tendo as chances e o ritmo do time está se mantendo, o que é mais importante", declarou.
Sobre o Santos, ele disse se tratar de um time "extremamente habilidoso, que merece todo o cuidado", e que tem em Muller seu principal jogador.
"Temos que ter atenção, mas não podemos facilitar em casa. Nesta fase, temos que buscar sempre a vitória dentro e fora de casa. É o que eles vão tentar também."

Colaborou Paulo Peixoto, da Agência Folha, em Belo Horizonte

NA TV - Globo e Bandeirantes, ao vivo, a partir das 21h30, menos para o RJ e BH

Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: USP barra treino para evitar torcedores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.