São Paulo, sábado, 15 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa 'ressuscitada' enfrenta as brasileiras no Mundial-98

Hungria e Eslováquia são oponentes na 1ª fase do torneio

LUÍS CURRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira feminina terá pela frente, no Campeonato Mundial adulto, entre 26 de maio e 7 de junho de 1998, na Alemanha, duas seleções européias que "ressurgiram" agora no cenário internacional: Hungria e Eslováquia.
O outro adversário das brasileiras na primeira fase será a asiática Coréia do Sul, oponente da estréia e que não assusta, de acordo com jogadoras e comissão técnica.
"A Coréia é veloz, mas tem poucas jogadoras altas", diz a ala Janeth, que, com a aposentadoria de Paula e Hortência da seleção, deve ser a líder do time no Mundial.
O técnico do Brasil, Antonio Carlos Barbosa, 52, demonstra certa dose de precaução em relação às adversárias européias, que estão voltando a participar de uma competição mundial importante depois de ausências longa (Hungria) e curta (Eslováquia).
A Hungria, segunda oponente brasileira, está ausente de um Mundial desde 1986, em Moscou (na então URSS). De Olimpíadas, não participa desde 1980, na mesma cidade. A Eslováquia, por sua vez, esteve no último Mundial (94, na Austrália, onde o Brasil foi campeão), obtendo o quinto lugar, mas não se classificou para a Olimpíada de Atlanta-96.
"Isso mostra que há um equilíbrio muito grande entre todas as seleções européias", diz Barbosa, que pedirá à Confederação Brasileira de Basquete a marcação de amistosos apenas contra países europeus na fase de preparação, que deve ser em abril, para o Mundial.
Três seleções de cada um dos quatro grupos passam à segunda fase do Mundial. Além do Brasil, são favoritos ao título EUA, China e Austrália.

Texto Anterior: Tupi terá time ofensivo em Franca amanhã; Santa Cruz faz convite para treinador do CRB
Próximo Texto: No Brasil, Kuerten desconhece chance de jogar Copa do Mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.