São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretária se livra de vício depois de 19 anos

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Sem adesivos, sem remédios e sem ajuda de especialistas, a secretária Marta Araújo, 39, deixou de fumar por conta própria há três anos e meio.
Marta fumava desde os 20 e já havia abandonado o cigarro por dois anos em uma tentativa anterior. "Da primeira vez, voltei por uma bobagem. Tinha ido a um médico e recebido uma notícia ruim. Fiquei nervosa, peguei um supercongestionamento e, de repente, achei uma dessas caixinhas promocionais com cigarros. Comecei de novo e demorei mais dois anos para parar."
Dessa vez, o que motivou Marta foi um comentário do seu dentista. "Ele me disse que eu estava com microfissuras nos dentes e que eles iriam ficar todos manchados se eu não parasse de fumar. Como sou muito vaidosa, achei que aquele era o momento de parar."
Ela fumava um maço de cigarros a cada dois dias e diz que não se sentiu mal quando parou. "'Fazia falta segurar alguma coisa na mão. É como se fosse um vício mecânico."
O marido, o chefe e o afilhado de Marta fumam. "Parei, mas não ligo. Limpo os cinzeiros sem o menor problema. Parei de fumar mas não virei uma chata."
(JB)

Texto Anterior: Esforço ainda é melhor remédio
Próximo Texto: Angioplastia após os 80 é segura, diz médico; Hospital faz exame de próstata grátis em SP; Médicos analisam remédios falsificados; Infecção respiratória é tema de guia médico; Camisinha "vence" depois de dois anos; Cresce o número de cirurgiãs-dentistas; Reunião discutirá exercícios e saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.