São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plástica decreta fim da mão envelhecida

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Homens e mulheres estão descobrindo que mãos envelhecidas podem trair um rosto bem cuidado. Mãos magras que salientam veias, rugas e manchas costumam denunciar a verdadeira idade.
"Algumas das minhas pacientes chegavam a esconder as mãos porque pareciam envelhecidas ou estavam manchadas", diz o cirurgião Robert Jan Bloch, da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.
Bloch faz cirurgias reparadoras da mão há 25 anos e cirurgias estéticas há uma década. Há quatro anos ele organiza a Jornada Paulista de Cirurgia da Mão.
O que há de novo no tratamento e na cirurgia das mãos é que eles ficaram "mais simples e mais seguros", diz o cirurgião plástico Herbert Gauss Júnior. Diferentemente do que se imagina, a pele da mão é mais fina do que a do rosto.
Para a retirada das manchas, emprega-se uma série de ácidos em várias sessões. Outro recurso recente e que oferece resultados mais rápidos é o emprego do laser. As manchas ou sardas são comuns depois dos 50 anos e atacam mais as peles claras. Outro problema são as mãos muito magras, que deixam aparecer rugas e veias.
Para corrigir a aparência, os médicos usam injeções de gordura retirada de partes do corpo como as nádegas e o culote. Essa mesma técnica é empregada para mãos que vão entortando com o tempo.
A terceira ocorrência comum é a flacidez e as rugas que acentuam a aparência de envelhecimento. O que se faz nesse caso -dizem os médicos- é a retirada do excesso de pele com incisões no punho ou nos dedos. É o método conhecido como lifting. As incisões nos punhos são quase imperceptíveis.
Em muitos casos, emprega-se o lifting e a aplicação de gordura ao mesmo tempo. O preço do "pacote" ainda é salgado: cerca de R$ 6.000, incluindo o hospital. A retirada de manchas é cobrada a partir de R$ 1.500. Os médicos dizem que a cirurgia e a aplicação da gordura levam de 60 a 90 minutos, com o uso de anestésico local. O paciente volta para casa no mesmo dia.
A recuperação é bastante rápida, afirma Gauss. No caso da injeção de gordura, a pessoa poderá fazer todos os movimentos em 3 a 5 dias. No lifting, ela usará uma tala por 5 dias e poderá levantar peso em menos de 15 dias.

Texto Anterior: Termina hoje o vestibular da FGV; candidatos devem chegar às 9h
Próximo Texto: Vilões são sol e produto químico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.