São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cruzeiro simula frio do Japão em MG

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Os jogadores do Cruzeiro viveram durante três dias desta semana, em Belo Horizonte, o clima frio que enfrentarão no Japão para a disputa do Mundial interclubes.
Eles fizeram um trabalho de conhecimento das suas reações em um ambiente com temperatura de 5 graus Celsius, que é a estimada para a noite de 2 de dezembro em Tóquio, data do jogo contra os alemães do Borussia Dortmund. Em Belo Horizonte, a temperatura chegou a 33,4 graus Celsius.
Hoje a equipe chega a Atibaia para treinar até quarta-feira, antes de embarcar para o Japão, na quinta.
Os testes da reação à temperatura baixa foram feitos na única câmara ambiental existente no país, instalada na Escola de Educação Física da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Segundo o doutor em fisiologia do exercício Emerson Garcia -professor da UFMG e membro da comissão técnica do Cruzeiro-, a câmara ambiental permite que seja realizado um trabalho específico com cada jogador para que ele não se limite tecnicamente durante o jogo por causa do frio.
Com 16 metros quadrados, a câmara simula todas as condições do tempo que o time pode enfrentar em Tóquio com a temperatura baixa, como ventos e chuva. A sala tem equipamentos para simular situações em que as temperaturas variam entre 30 graus Celsius negativos e 60 graus Celsius.
A diferença da câmara ambiental para uma câmara frigorífica ou um forno é que ela controla a umidade do ar. Os testes foram feitos com a umidade entre 60% e 70%.

Texto Anterior: Barcelona joga hoje para amenizar crise
Próximo Texto: Presidente defende 'jogadores de aluguel'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.