São Paulo, domingo, 16 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consciência, cidadania

JONI ANDERSON

Novembro é o mês mais movimentado da comunidade negra brasileira, em especial a semana que antecede o dia 20: foi nesta data, em 1695, que morreu Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência da luta negra contra a opressão.
São exposições, debates e festas para questionar a situação do negro na sociedade. Não precisa ser engajado para participar, basta boa vontade.
Nos dias 17, 18 e 19, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo promove shows, a exposição fotográfica "Um olhar sobre Cabo Verde" e palestras sócio-culturais. Até o dia 19, o Centro Universitário Maria Antônia prossegue com o ciclo de conferências "População Negra no Brasil e Direitos Humanos". Além da exposição "Afro-Brasilidade", do artista plástico Lizar, Aldore Collier, diretor da revista norte-americana "Ebony", dá palestra dia 17, às 9h. O lançamento do "Dicionário Banto", de Nei Lopes, encerra os eventos dia 19, às 19h, na Biblioteca Municipal Mario de Andrade. No dia 20, a New Company Black Models reúne modelos negros e convoca um encontro comemorativo na av. Paulista. A organização pede que todos vistam roupas coloridíssimas como "forma de identificação da força e da união que gera a paz do planeta". Já no dia 23, a feira das artes da Vila Mariana, com mais de 200 barracas e shows como dos grupos afro "Mulheres de Ilú", "Navio Negreiro" (capoeira) e "Banda Paralela" (Black Music).

ONDE ENCONTRAR
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo: r. General Jardim 522, Vila Buarque, região central. Tel. 256-6393. Centro Universitário Maria Antônia: r. Maria Antônia, 294, Vila Buarque, região central. Tel. ???-????. Encontro New Company: dia 20, às 19h30, na Fundação Cásper Líbero (escadarias), av. Paulista, 900, Cerqueira César, região central. Biblioteca Municipal Mario de Andrade: r. da Consolação, 94, região central. Tel. 256-5777.

Texto Anterior: A dupla militância amorosa
Próximo Texto: Ressaca moral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.