São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abrinq atende 250 mil crianças carentes

DA REPORTAGEM LOCAL

Criada há sete anos para sensibilizar a sociedade e sobretudo empresários para a causa infantil, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança cresceu e hoje seus projetos e programas beneficiam diretamente mais de 250.000 crianças e adolescentes carentes no país. Indiretamente, o número beneficiado quase dobra.
A Abrinq nunca teve -e não tem até hoje- como objetivo ser uma grande entidade assistencialista ou financiadora permanente de outras entidades que realizam trabalhos com crianças.
Na área de projetos, sua meta é estimular -financeiramente ou tecnicamente e por um determinado tempo- iniciativas que melhorem a qualidade de vida e confiram cidadania às crianças e que possam servir de exemplo para possíveis ações futuras do poder público ou da própria sociedade.
"Queremos dar o exemplo, mostrar o caminho do que pode ser feito pelas crianças sem precisar gastar muito dinheiro", disse Ely Harasawa, gerente de projetos da fundação.
A fundação mantém cerca de 20 projetos ou programas em prol das crianças. Num deles, o "Nossas Crianças", que deverá consumir R$ 3 milhões este ano, a Abrinq adota financeiramente 2.388 crianças mantidas por 43 entidades beneficentes.
Ou seja, a fundação repassa todo mês uma quantia em dinheiro para essas entidades cuidarem e darem formação técnica (profissionalizante) para as crianças.
Outra iniciativa de destaque é o programa "Crer para Ver", em parceria com a Natura Cosméticos, que financia 37 projetos (cada um deles de no máximo R$ 50 mil por ano) de melhoria da qualidade do ensino público da pré-escola até a 4ª série do 1º grau.
O número de escolas beneficiadas pelo programa chega a 745 e o de alunos, a quase 120 mil.
Outro programa de grande impacto social é o "Empresa Amiga da Criança". A fundação estimula empresas a combater o trabalho infantil e investir na melhoria da qualidade de vida das crianças.
As companhias que assumem esse compromisso ganham o título de "amigas da criança" -525 empresas já firmaram esse compromisso, beneficiando de alguma forma 288 mil crianças.
Para influenciar ações no setor público, a Abrinq criou o projeto "Prefeito Criança", que estimula os detentores do poder Executivo nas cidades a colocar os problemas da infância como uma das prioridades de suas gestões.
Mais de 500 prefeitos já elegeram a infância como prioridade e estão sendo assessorados pela Abrinq para atingir esse objetivo.

Texto Anterior: Ecoturismo afugenta pássaros
Próximo Texto: Centro converte ajuda em salário a crianças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.