São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disco traz João Paulo & Daniel ao vivo

LUÍS PEREZ
DA REDAÇÃO

A dupla João Paulo & Daniel, a exemplo do Legião Urbana e de seu líder, Renato Russo, que teve disco lançado após sua morte, acaba de ter lançar um CD ao vivo.
Na verdade, é um disco que inclui 16 músicas de um show realizado em Brotas (SP), cidade natal deles, há dois anos.
O novo CD demonstra bastante agilidade da gravadora Continental, pois inclui duas músicas do show solo de Daniel, realizado no último dia 15 de outubro, no Olympia, em São Paulo.
Ele canta sozinho "Estou Apaixonado" e "Canção da América", esta em homenagem ao parceiro, morto em acidente de carro, na rodovia dos Bandeirantes, na madrugada de 12 de setembro.
É inaugurada também a era da "carreira solo homeopática" -a reação dos fãs pode ditar os rumos da carreira de Daniel a partir do próximo ano.
"Não tenho como pensar em cantar com outra pessoa agora", afirma José Daniel Camillo, 29, com tom de alguém que acaba de enviuvar e não se vê casado com outra pessoa.
"Minha única certeza é continuar a fazer shows. Depois, em janeiro, tiro férias e vamos discutir o que será melhor pra mim", diz.
Daniel confirma que, quando formava a dupla com João Paulo, chegou a ser convidado para procurar "alguém mais bonito" para fazer par com ele.
"Essas coisas chegavam ao nosso conhecimento. Diziam que eu precisava procurar uma pessoa mais bonitinha. Eu não dava ouvidos", diz.
Segundo ele, a primeira pessoa a saber sobre esse tipo de assédio, "que veio de muita gente bem conhecida", era o próprio João Paulo.
Para Daniel, era puro racismo -João Paulo era negro. "O pior, agora, é suportar o vazio psicológico, mais do que a falta de uma segunda voz no palco."
Ele nem quer saber quanto vendeu o oitavo e último disco de carreira da dupla, que atingiu os primeiros lugares nas semanas subsequentes à morte do parceiro.
O disco vendeu cerca de 700 mil cópias, segundo informações da gravadora.
Ele elogia, porém, a atitude da Continental. "Em nenhum momento ela foi oportunista. Existe material para lançar outro disco e não foi isso o que eles fizeram. Optaram por produzir o CD ao vivo, que era um projeto que a gente já tinha para o futuro."
O disco ao vivo
Por ter tomado como base o sexto disco da dupla -que já estava no oitavo-, as músicas do CD ao vivo são conhecidas mais por quem já acompanha o trabalho de João Paulo & Daniel -que já estava no 17º ano de carreira- há algum tempo.
A mais conhecida do público é a dançante "Eu me Amarrei". As outras, com exceção das cantadas por Daniel, servem mais como um documento a ser guardado.

Texto Anterior: Palace 'segregado' recebe o Pavilhão 9
Próximo Texto: AC/DC lança uma caixa para homenagear seu ex-vocalista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.