São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Australianos estão afinados com a parada

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto conquista espaço no terreno erudito, a Austrália pode se gabar de ter formado uma miríade de músicos que há muito ocupam o panteão da música popular. Devido ao fato de cantarem em inglês, muitos deles são confundidos com músicos britânicos ou norte-americanos.
Assim sendo, para refrescar a memória dos que já conhecem alguns australianos e para dar à terra dos cangurus o que lhe é de direito, eis aqui um abecedário com os australianos que conseguiram brilhar nas paradas de sucesso.
*
A - Um dos ícones do heavy metal, a banda AC/DC é o nome mais lembrado quando o assunto é música australiana. Liderada pelo inquieto guitarrista Angus Young, a banda produziu pelo menos uma obra irretocável, o álbum "Back in Black". Outros australianos que deixaram sua marca foram os baladeiros do grupo Air Supply.

B - Quem estiver na faixa dos 30 anos e disser que nunca dançou ao som dos Bee Gees é ruim da cabeça ou doente do pé.
Liderada pela bela (de rosto e de gogó) Suzi Demarchi, a banda Baby Animals anda sumida, o que é uma pena. O rock pesado e melódico do grupo faz falta. Band of Susans e Birthday Party completam a relação dos australianos famosos que começam com "b".

C - Um dos pais da depressão no rock, Nick Cave mostrou, com sua banda The Bad Seeds, com quantos acordes se faz algo que pode receber a alcunha de gótico.
A Austrália revelou também o blueseiro mirim Nathan Cavaleri, a banda pop The Church e os românticos do Crowded House.

D - A dupla Dead Can Dance, fundada em 1981, foi uma das primeiras a enveredar pelo caminho da world music. Passando por uma fase de viés new age, a banda está chata como ela só.
The Delltones e Jason Donovan completam a lista dos australianos que valem a pena e começam com a letra "d".

F - O décor de axé music e o nome Frente estampado na capa do CD "Shape", lançado no ano passado, devem ter confundido muito consumidor. Quem superou a confusão teve a oportunidade de conhecer a voz angelical de Angie Hart, a líder do grupo.

G - Surfistas brasileiros conheceram a atual trilha sonora de seus pares australianos no ano passado, quando aqui se apresentou a banda Ganggajang.

H - Os também praticantes da surf music Hoodoo Gurus formam ao lado de Colin Hay -que jamais deveria ter deixado o ótimo Men at Work para iniciar carreira solo- o grupo de australianos memoráveis com essa letra.

I - Donos de um dos nomes mais bem bolados da história da música, os rapazes do INXS (a leitura da sigla por extenso em inglês significa em excesso) se especializaram em criar pérolas pop que não fazem mal ou bem algum.

M - Essa letra parece ter inspirado os campeões das paradas vindos da Oceania. Afinal, quem gosta de pop e nunca ouviu falar em Men at Work, Midnight Oil e Kylie Minogue?

N - Em meados dos anos 70, uma loirinha meio sem graça despertou a ira de metade das jovens do planeta pelo fato de dividir tela e discos com John Travolta. É isso aí, para quem não sabia, Olivia Newton-John é australiana.

S - Outra letra que deu margem a uma dupla de estrelas com uma metade na crista da onda e outra afogada no mar do esquecimento. São eles os garotos do Silverchair e o cantor Rick Springfield.

Texto Anterior: Adelaide é fusão de Barretos com Viena
Próximo Texto: Guatemala mostra a colonização ao vivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.