São Paulo, terça-feira, 18 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prisão foi sem mandado

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM APUÍ (AM)

O delegado de Apuí, Lércio de Souza Rodrigues, 38, afirmou ontem que prendeu o agricultor Elizeu Oliveira da Silva, 28, sem mandado de prisão, na última quarta-feira.
Às 17h30 daquele dia, Silva foi encontrado morto dentro de uma cela na delegacia.
O delegado afirma que ele se suicidou, enforcando-se em um cordão. A CPT (Comissão Pastoral da Terra), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o sindicato rural, e o MST contestam a versão e dizem que Silva teria sido torturado e espancado, tendo sido morto depois.
O delegado disse que prendeu o agricultor em flagrante. O preso fora denunciado pela ex-namorada que disse vir sendo ameaçada de morte por ele.
"Quando o prendemos, ele não estava ameaçando a namorada. Ele foi preso na casa da irmã. Mas a polícia tem 24 horas para lavrar o flagrante." A Agência Folha apurou que o flagrante não foi lavrado, ou seja, a prisão foi ilegal.
Quem preside o inquérito da morte é o próprio delegado, que não tem formação de policial civil. Ele é sargento PM de Manaus.

Texto Anterior: Relatório reforça tese de assassinato de sem-terra
Próximo Texto: Líder do MST está escondido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.