São Paulo, terça-feira, 18 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça dá sentença por crime via e-mail

DA REPORTAGEM LOCAL

O analista de sistemas Jair Francisco Pinto, 38, recebeu ontem a primeira sentença dada no Brasil por um crime praticado via e-mail (correio eletrônico) pela Internet.
Pinto vai ter de dar quatro horas semanais de aulas de informática para alunos da Acadepol (Academia de Polícia), durante um ano.
O analista foi preso no dia 29 de agosto, acusado de enviar mensagens com ameaças de estupro para as jornalistas Maria Cristina Poli, da TV Cultura, e Barbara Gancia, colunista da Folha.
Maria Cristina havia dado queixa no dia 27 do mesmo mês ao delegado Mauro Marcelo de Lima e Silva, titular da Delegacia de Proteção a Autoridades e Dignitários e Representantes Consulares.
A polícia rastreou vários provedores da Internet para descobrir o autor das ameaças.
Pinto não chegou a ser processado. Ontem, no tribunal, ele aceitou a aplicação imediata da pena -benefício da lei 9.099, de 1995, que prevê multa ou prestação de serviços à comunidade para crimes com penas inferiores a um ano, quando o réu é primário.
Caso não aceitasse, Pinto responderia processo por ameaça e, se condenado, poderia pegar até seis meses de detenção.
Segundo o promotor Paulo Sérgio Cornacchioni, o analista de sistemas, em seu depoimento, disse que estava testando um programa que omitia o remetente das mensagens do correio eletrônico.
"Nós concordamos com a sentença", disse o advogado de Pinto, José Izar.

Texto Anterior: Casal pedia dinheiro para entidade falsa
Próximo Texto: Planet Hemp fala em abandonar o país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.