São Paulo, terça-feira, 18 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doente, Scherer teme fiasco no Mundial

FERNANDA PAPA
DA REPORTAGEM LOCAL

Fernando Scherer, 23, diz não acreditar que poderá representar bem o Brasil no Mundial de piscina longa (de 50 m), entre 12 e 18 de janeiro, em Perth, na Austrália.
O nadador, especialista nos 50 m livre, tem tido febre há uma semana e até ontem, três quilos mais magro, não sabia exatamente qual era o problema.
"Para eu ficar pronto para o Mundial, está muito em cima da hora. Preciso de umas três semanas para voltar aos treinos; não vai dar tempo para fazer o polimento", explicou Scherer, referindo-se ao período que antecede a competição, em que os nadadores fazem mais alongamento e se poupam para obter o melhor de seu rendimento durante as provas.
Antes de adoecer, Scherer treinava forte, nadando cerca de 11 km por dia. Desde que a febre apareceu, ele estava se tratando com antitérmicos e analgésicos.
"Hoje (ontem), de cama, não acho que posso nadar bem no Mundial. Se amanhã eu estiver melhor, as coisas podem mudar. O problema é que este doente aqui nunca ficou uma semana sem saber o que está acontecendo", afirmou o nadador.
Para Marco Bernhoeft, 50, médico da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) e que está assistindo Scherer, a preocupação do atleta é normal.
"Mas tem muito mais ansiedade do que risco de ele não nadar bem na Austrália", disse Bernhoeft.
Segundo ele, Scherer apresenta infecção respiratória, como sinusite. "Vamos definir se há algo mais depois do exame de sangue que ele fará amanhã (hoje)", disse.
"Não começamos tratamento antes, pois não é bom medicar o atleta quando o corpo tem chance de reagir naturalmente. Começarei a medicá-lo assim que o resultado dos exames sair", disse o médico à Folha.

Texto Anterior: Brasil esportivo
Próximo Texto: Causa pode ser nervosismo, diz médico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.