São Paulo, terça-feira, 18 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem palavras

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em tempos de tanta eletrônica invadindo a música, é motivo de regozijo a iniciativa de algumas gravadoras em manter vivo o mercado de música instrumental.
Os violeiros, pianistas, instrumentistas de sopro e percussionistas que figuram nesses lançamentos provam que será possível fazer música no dia em que as hidrelétricas deixarem de funcionar.
Começando pela viola, um exercício interessante de audição musical é comparar os CDs "Raiz Pantaneira", de Helena Meirelles, e "Rio Abaixo", de Paulo Freire.
Como era de se esperar, Helena continua trazendo para a cidade grande as sonoridades que aprendeu no Pantanal. Em relação a "Rosa da Guavíria", seu disco anterior, o trabalho atual tem a vantagem de ser mais bem produzido.
É notável o cuidado para tornar menos picante e rústico o timbre da viola de Helena. Resolvida essa questão, fica mais agradável conhecer o lirismo e a sinceridade que a violeira extrai de polcas, guarânias, rasgueados e sambas.
Com um pé na modernidade, "Rio Abaixo" mostra o paulistano Paulo Freire mergulhando sua viola no interior de Minas Gerais, sem esquecer a formação erudita.
Possibilidades sonoras jamais imaginadas pelos criadores da viola saltam cristalinas dos dedos de Freire. O CD é um daqueles discos que conseguem extrair o que há de universal no corriqueiro.
Outra grata surpresa no quesito cordas é a estréia do grupo Corda Coral, com um CD homônimo.
Formado por Thomas Howard, Chico Saraiva e Renato Anesi, que se revezam em violões, cavaquinho, bandolim e viola, o grupo consegue fugir dos quadrantes ditados pelo chorinho -sugeridos pelos instrumentos- e apresenta um resultado inovador.
"Imaginary Day", 12º disco do Pat Metheny Group, não é um biscoito de fácil digestão.
Em plena forma, o guitarrista explora as vicissitudes da textura e da tecnologia. Os resultados vão da força -na quase trash metal "The Roots of Coincidence"- ao etéreo -nas texturas marroquinas de "The Heat of the Day".
Se você ainda tiver paciência para ouvir o tipo de jazz conhecido como fusion, vai encontrar os mais significativos elementos desse gênero no CD de Metheny.

Disco: Raiz Pantaneira
Artista: Helena Meirelles
Lançamento: Eldorado

Disco: Rio Abaixo
Artista: Paulo Freire
Lançamento: Pau Brasil

Disco: Corda Coral
Grupo: Corda Coral
Lançamento: Cedro Music do Brasil (distribuição Eldorado)

Disco: Imaginary Day
Artista: Pat Metheny Group
Lançamento: WEA
Quanto: R$ 18, em média, cada CD

Texto Anterior: Os CDs mais vendidos da semana
Próximo Texto: 'Babel' e 'Aldeia' relêem música indígena e gafieira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.