São Paulo, terça-feira, 18 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo sobre nicotina pode ajudar na cura de Alzheimer

DA REDAÇÃO

Um estudo sobre a nicotina mostrou que a ação dessa substância no organismo é muito mais complexa do que se imaginava. A descoberta poderá ajudar no tratamento de doenças degenerativas do sistema nervoso, como o mal de Alzheimer e o de Parkinson.
A pesquisa, realizada na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, foi publicada no "Journal of Pharmacology and Experimental Therapeutics".
O estudo mostrou como a nicotina estimula e também inibe no organismo diversos tipos de acetilcolina, suprimindo a ansiedade e o apetite e gerando aumento de pressão arterial e dependência.
A acetilcolina é um neurotransmissor, isto é, serve para transmitir impulsos nervosos entre neurônios. Ela é associada às doenças degenerativas do sistema nervoso.
A conclusão permite compreender também como fumantes crônicos se tornam tolerantes a altos níveis da nicotina, segundo Jon Lindstrom, líder da equipe.

Texto Anterior: Separatistas sofrem derrota na Itália
Próximo Texto: Vacina contra a Aids levará décadas, diz pesquisador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.