São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Velho hábito; Caiu a ficha; Políticos da sombra; Pura maldade; Projeto Arena; Gato e rato; Capital especulativo; O mundo gira; Volta às origens; Me engana que eu gosto; Caminho único; Bons amigos; Ordem é ordem; Palavra ministerial; Visita à Folha

Velho hábito
O Planalto contou ontem 315 votos seguros a favor da reforma administrativa, sete a mais que o mínimo necessário. A margem apertada trouxe preocupação. Mas Eduardo Jorge (Secretaria Geral) está orientado a rezar para São Francisco de Assis.

Caiu a ficha
O governo não cedeu ontem à chantagem para derrubar o teto salarial da reforma administrativa por dois motivos. A bancada dos aposentados tem menos votos do que diz. E pegaria mal, depois de um pacote que penaliza a população, dar mau exemplo.

Políticos da sombra
Nenhum dos caciques governistas que articularam a chantagem da bancada dos aposentados para tirar o teto da reforma administrativa teve coragem de assumir a paternidade da idéia.

Pura maldade
É mentira que FHC está indeciso a respeito da data para fazer a reforma ministerial. Está mais que decidido que ela ocorrerá entre dezembro e abril. Pedir detalhes já é querer saber demais.

Projeto Arena
Comenta-se nos meios políticos que, se a crise econômica se agravar a ponto de implodir a reeleição de FHC, uma dobradinha surgiria para disputar a Presidência em 98: Maluf-ACM.

Gato e rato
Enquanto a Fazenda nega que esteja negociando um acordo com o FMI, líderes governistas dizem ter recebido sinais claros do Planalto de que o governo procura um entendimento.

Capital especulativo
Nem todos os Estados estão infelizes com a elevação dos juros. O dinheiro que a Bahia arrecadou com a venda de sua estatal elétrica está aplicado. Antes do aumento, rendia R$ 17 mi ao mês. Agora, espera R$ 28 mi.

O mundo gira
O ex-ministro de Collor Alceni Guerra (PFL), prefeito de Pato Branco (PR), adotou na íntegra o orçamento participativo das administrações petistas.

Volta às origens
Cresceu a pauta de exigências do PFL para aprovar o pacote. Além de alternativa para a alta do IR, o partido também vai tentar fixar critérios para o corte de incentivos fiscais e prorrogar o prazo para o confisco das contas bancárias não recadastradas.

Me engana que eu gosto
Argumento do PFL para ampliar o prazo do confisco das contas não recadastradas: trabalhador não lê medida provisória. É preciso ampla divulgação, para que apenas as contas realmente fantasmas sejam apropriadas.

Caminho único
A votação da reforma da Previdência na CCJ que preocupa o governo é a que desmembra a emenda em três. Se isso ocorrer, a reforma começa do zero. O Planalto trabalha para aprovar o projeto como veio do Senado.

Bons amigos
O Brasil tem um excelente canal com o FMI. Everardo Maciel (Receita) e a chefe da missão do fundo que visita o país, Teresa Terminassian, fizeram um trabalho conjunto para a ONU, no início da década, em Angola.

Ordem é ordem
Ontem à tarde, ninguém atendia ao telefone na Prefeitura de Bocaiúva do Sul (PR), onde o prefeito estimula a reprodução da população para aumentar o repasse de verbas constitucionais. Os funcionários devem estar ocupados com a tarefa.

Palavra ministerial
Paulo Renato (Educação) diz que ainda não definiu como serão comprados ônibus escolares para os municípios. A tendência, afirma, é o ministério estabelecer um referencial de preço e repassar o recurso aos prefeitos.

Visita à Folha
O reitor da USP (Universidade de São Paulo), Flávio Fava de Moraes, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
Estava acompanhado de Jacques Marcovitch, futuro reitor da universidade e atual pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Antonio Palocci, pré-candidato do PT ao governo paulista, sobre Paulo Maluf (PPB) estar percorrendo o interior do Estado em campanha para governador:
- Se ele for fazer campanha na capital (onde elegeu seu sucessor, Celso Pitta), vai tropeçar em lixo em obras paradas.

Próximo Texto: Irmãos gêmeos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.