São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viabilidade vence 11º Prêmio de Design

MARA GAMA
GERENTE-GERAL DE CRIAÇÃO DO UNIVERSO ONLINE

Viabilidade industrial e novas soluções econômicas são vencedores do 11º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. A prova está na mostra que começa hoje.
O prêmio Joaquim Tenreiro, o mais importante do concurso, foi para o sistema de armários "Spetaccolo", já em produção pela empresa paulista Ornare e criado por Marcelo Rosembaum e Ricardo Varuzza.
Varuzza e Rosembaum retiraram dos tradicionais armários embutidos fundos e teto, usaram perfis metálicos e mãos francesas para prateleiras e criaram carriolas e gaveteiros com rodízio para locais variados. A coleção utiliza madeira blanchonela, pau-marfim, metal e acrílico.
A estante "Labirinto", de Fernando e Humberto Campana, também foi premiada na categoria mobiliário residencial. Construída com três placas de alumínio naval dobradas e unidas apenas por quatro parafusos, levou o prêmio apesar de não estar em produção industrial. "Estamos premiando também projetos que se mostrem viáveis", diz Mariah Villas Boas, coordenadora do prêmio.
Para Mariah, não há como identificar "tendências" entre os objetos concorrentes: "O que se nota é que o enfoque dado à industrialização é cada vez mais forte, e os objetos inscritos são mais elaborados, pensados".
A profissionalização fica explícita na premiação de todas as categorias. Em utensílios domésticos, o porta-filtros de Chelles & Hayashi Design resolveu o pinga-pinga do café fora do bule com a utilização de um jogo de molas. Em equipamentos de construção, foi premiado o hidrômetro de Neissan Monadjen, com boa leitura.
O prêmio Flávio de Carvalho, para eletroeletrônicos, foi para a R310, uma geladeira que trouxe para o produto de preço baixo encaixes e resolução interna que só se verificam em equipamentos de linhas mais caras.
Na categoria iluminação, a luminária Viva, de André Wagner, foi unanimidade do júri.
O escritório Petzold Bornancini, um dos mais tradicionais de design no país, é homenageado com uma sala especial que mostra tesouras, talheres, conjuntos térmicos e objetos de acampamento.
Além dos 52 trabalhos finalistas, a exposição conta com fotos dos 188 projetos inscritos. Os nove premiados receberão R$ 2 mil da Secretaria de Estado da Cultura.

Exposição: Prêmio Design Museu da Casa Brasileira
Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Faria Lima, 2.705, tels. 011/2102564 e 2102499)
Quando: de hoje a 10 de janeiro, de terça a domingo, das 13h às 18h

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Os vencedores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.