São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
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Programas reproduzem movimento do usuário

DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda limitadas aos caminhos estreitos das linhas telefônicas, várias tecnologias de realidade virtual estão disponíveis na rede.
Elas permitem que o cibernauta navegue por dentro de prédios, vasculhe os interiores de um carro de luxo e tenha a sensação de estar dentro do mundo virtual.
A mãe dessas tecnologias é a "VRML" (Virtual Reality Modeling Language, linguagem modeladora de realidade virtual), ainda no domínio dos designers especializados. As animações produzidas são realmente impressionantes.
O problema é que nem todos os programas de navegação possuem plug-ins necessários para visualizar a animação em "VRML".
Esses plug-ins costumam ser grandes, demoram para capturar e podem deixar os navegadores mais lentos. Além disso, eles próprios precisam ser atualizados.
Nos ares
Há vários plug-ins para "VRML", entre eles o "3D Live" e o "Cosmo Player". Este último, na versão 1.0, já vem integrado ao "Netscape Navigator 4.0".
Sofisticado, o "Cosmo Player" já tem uma versão 2 em testes, capturável no site cosmo.sgi.com. Ele mantém na parte inferior da tela um painel de controle com recursos para acionar os movimentos.
Um bom teste desse plug-in está no site www.worldwar1.com/ vrml/spad/spad.wrl.gz. Aficionados da animação e da aviação poderão voar virtualmente em um modelo da Primeira Guerra Mundial, desde que tenham um micro com bastante memória.
Outra tecnologia que visa a interatividade nas páginas da Internet é a ActiveX, da Microsoft. Ela permite, entre outras coisas, colocar no site documentos do "Word" e gráficos do "Excel" e torná-los ativos. Há exemplos em www. microsoft.com/activex/.
Baseado em ActiveX, o "Surround Video" também é para profissionais. O exemplo clássico de aplicação desse construtor de animações em 360 graus é o site CarPoint (www.carpoint.com).
Nesse endereço são mostrados os interiores de automóveis de passeio, de luxo e esportivos. O visitante pode controlar a velocidade e o ângulo do movimento, e pode aproximar o detalhe que quiser.
O "Quicktime VR", da Apple, é outra ferramenta (para PC e Mac) com as mesmas possibilidades, hoje mais usada em animações para CD-ROM que para a Internet.
Exemplos de animações com esse programa podem ser vistos a partir do site quicktime. apple.com.
Em janeiro, a Apple deve lançar a versão 3 do "Quicktime", que vai englobar as funções de realidade virtual e trará uns efeitos incríveis -em uma cena com um lago, você clica com o mouse e cria, em tempo real, o efeito de uma pedra atirada na água.
Simples e leves
Uma geração mais recente de tecnologias permite levar animações para a rede de forma mais simples e em arquivos menores, mais leves, embora não dispensem a chatice de ter de transferir antes o plug-in visualizador.
As melhores são criações da Macromedia, como o "Shockwave Flash" e seu sucessor, o "Flash2" (leia texto na pág. 5-9).

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