São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as técnicas para Gifs animados

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Não requer prática nem habilidade criar um Gif animado para a sua página pessoal na grande rede.
Tudo o que é preciso são imagens arquivadas em formato Gif e um programa para montar a animação, além do software para a criação da página, que pode ser um editor de texto comum, mas que trabalhe com "HTML".
As imagens podem ser criadas em programas de desenho e tratamento de imagem, como "CorelDraw!" ou "Photoshop", para ficar nos mais conhecidos.
Mas nada impede que uma sequência de fotos seja digitalizada, arquivada em Gif e animada como um show de slides.
Uma vez definidas as imagens, animá-las é o mais agradável. Vários softwares para montagem de animações podem ser capturados de graça (leia texto nesta página).
Montagem
Na maioria dos animadores de Gifs, é preciso primeiro abrir cada imagem na ordem em que será apresentada. A primeira praticamente define largura e altura das demais, para que a ilusão do movimento contínuo seja a melhor.
Em geral, até os programas mais simples permitem redimensionar as imagens, optar por fundo transparente e escolher paletes de cores.
Mas o fundamental é escolher arquivos pequenos, para não pesar na página. Cores primárias e não mais que meia dúzia de Gifs são o ideal para começar.
É preciso ajustar a velocidade do movimento -quantos quadros (frames) por segundo- e o número de repetições -na opção looping, ele se repetirá sem parar.
Efeitos especiais
Uma única imagem pode ser animada com vários tipos de efeitos especiais. Uma foto pode virar um globo girando, que depois pula para cima e desaparece lentamente.
Esses feitos clássicos já vêm embutidos nos animadores, que também trazem os efeitos de transição -a primeira imagem pode ficar transparente à medida que a segunda começa a se formar na tela.
A posição do Gif na tela também pode ser explorada para fazê-lo andar. Basta definir no item posição a quantos pontos das bordas da página a imagem terá de ficar após cada movimento.
Depois de montar a animação, o próximo passo é arquivá-la e abri-la no navegador. Se estiver do seu gosto, publique.
Gifs animados podem diminuir um pouco mais de tamanho sem perder a qualidade. A mágica é o programa "Debabelizer" (PC e Mac), que elimina alguns bytes de lixo que o Gif costuma carregar.
Outra dica é posicionar vários Gifs, um ao lado do outro, em vez de fazer um só, grande e demorado. O "HTML", que entende tudo como texto, vai "emendá-los" na leitura.
(LR)

Texto Anterior: Novo "RealSystem" é apresentado em SP
Próximo Texto: Software animador; Pérolas; Vendo estrelas; Sapos e abóboras; Sorriso amarelo; Insetos e personagens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.