São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Dreamweaver" constrói ação

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Animações interessantes podem ser feitas com o "Dreamweaver", programa da Macromedia para a construção de páginas da Internet.
Mesmo estando ainda em versão de testes -beta 2-, o programa dá conta do recado. Cria a página, edita texto em "HTML" e suporta "HTML Dinâmico", que ativa textos e objetos à passagem do cursor, já com um toque de animação.
É característica do "HTML Dinâmico" trabalhar com camadas (layers). Com esse recurso, é possível fazer imagens e textos flutuarem na página, criando uma sensação de profundidade.
Na imagem acima, três camadas se sobrepõem em um momento da animação. Cada camada tem nome ou número e comportamento definidos nas caixas de diálogo, que podem se espalhar pela tela. As imagens são Gif, o texto é "Java" e há sons em formato Midi.
As definições vão sendo registradas na linha de tempo (timeline), que admite ajustes de duração dos eventos com o arrastar e soltar de seus ponteiros com o mouse.
O teclado quase não é usado durante a construção da página, a não ser para ajustes em número de pontos das margens ou de altura e largura de imagem, por exemplo.
O mouse rege o software, que gera o código da página automaticamente, sem que o usuário saiba uma vírgula de programação.
O que leva mais tempo é entender a lógica da operação do "Dreamweaver", mas nada que a ajuda on line não possa resolver.
Como é uma versão beta, convém salvar e fazer cópia de segurança do arquivo ao mesmo tempo -quando trava, o programa estraga até os arquivos já salvos.
(LR)

Texto Anterior: Software animador; Pérolas; Vendo estrelas; Sapos e abóboras; Sorriso amarelo; Insetos e personagens
Próximo Texto: Crie multimídia para a rede com "Flash2"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.