São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo promete reforçar segurança

YOLANDE YOUSSEF
DO "AL AHRAM"

O ataque dos terroristas durou cerca de 45 minutos. Nesse tempo, onde estavam as forças de segurança? Reda Abdel-Aziz, vice-ministro do Interior, refuta a hipótese de falha policial e afirma que seu ministério está mudando a estratégia contra o terrorismo.
*
Pergunta - Como o sr. explica que o atentado tenha durado 45 minutos? Os terroristas não tiveram tempo demais para agir?
Reda Abdel-Aziz - O conjunto da ação não durou mais que uma hora, o que compreende o ataque dos terroristas, a chegada da polícia, a perseguição a eles e sua morte. Quanto ao número de vítimas, é de todo modo normal, devido às armas usadas. As metralhadoras que disparam 34 balas por minuto podem facilmente matar um grande número de pessoas em pouquíssimo tempo.
Pergunta - Segundo algumas testemunhas, não havia mais que dois policiais armados no local. Não é pouco?
Abdel-Aziz - É verdade. Mas isso não quer dizer que o dispositivo de segurança apresente falhas. Outros policiais se encontravam nas proximidades. O problema é que uma presença excessiva de policiais pode incomodar os turistas.
Pergunta - O saldo de 67 mortos é de sua responsabilidade? Houve falha na segurança?
Abdel-Aziz - A palavra "falha" não é apropriada. Nenhum país do mundo pode colocar blindados em frente a um local turístico tão frequentado como o templo de Hatshepsut. No mais, a cidade é pequena e não quer receber um grande número de policiais.
Pergunta - Haverá mudanças no sistema de segurança?
Abdel-Aziz - Haverá uma mudança. Nós devemos sempre tentar desenvolver e reforçar a segurança. Os especialistas do ministério se debruçam sobre essa questão à luz dos novos dados.
Pergunta - O sr. vê uma interferência estrangeira?
Abdel-Aziz - Sim. A experiência mostra que atentados semelhantes são executados com ajuda de forças estrangeiras. Mas eu não posso acusar nenhum país em particular.

Texto Anterior: Hamas e Irã condenam
Próximo Texto: Grupo diz que queria sequestro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.