São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão admite usar recursos públicos para salvar os bancos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Bolsa de Valores de Tóquio registrou ontem alta de 2,94% depois do anúncio de que o premiê japonês, Ryutaro Hashimoto, mudara de idéia e já estudava a possibilidade de utilizar fundos públicos para ajudar o setor bancário do país.
O índice Nikkei -que reúne as principais ações- ganhou 466,03 pontos e fechou com 16.308,49 pontos. Durante o pregão, o Nikkei chegou a ganhar 700 pontos.
O premiê pediu ao ministro de Finanças, Hiroshi Mitsuzuka, que prepare medidas nesse sentido, informaram fontes do governo.
Ryutaro havia negado na quarta-feira que o governo japonês utilizaria recursos públicos em auxílio a bancos em crise, pois a medida agravaria a dívida do governo.
Em reação ao suposto desmentido, a Bolsa de Tóquio caiu na última quarta-feira 5,3%.
A sugestão para que o governo ajude os bancos em crise partiu ontem do ex-premiê Kiichi Miyazawa, que ocupou o cargo entre 1991 e 1993.
Ele sugeriu a emissão de bônus do governo que seriam utilizados para a criação de um fundo de emergência.
O fundo deveria ser utilizado em um período de cinco anos, segundo sugeriu o ex-premiê.
O setor bancário do país possui cerca de US$ 224 bilhões em créditos podres, acumulados durante a especulação financeira dos anos 80 em que foram concedidos empréstimos sem garantias.
...

Texto Anterior: Previdência está sem fundos
Próximo Texto: Redes devem rever juros em dezembro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.