São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Personagem é anti-Macunaíma

MARIANE MORISAWA
DA ENVIADA ESPECIAL

O diretor Paulo Thiago se mostrava ansioso antes da primeira exibição pública de seu filme. "Estou ansioso porque o filme vai ser exibido pela primeira vez e para um público estrangeiro. Estou curioso para ver a reação dos argentinos, para perceber se o filme funciona com eles", disse à Folha.
"É importante que nós, brasileiros, não pensemos somente em conquistar o mercado norte-americano e o europeu, mas também o Mercosul." Leia a seguir trechos de sua entrevista.
(MaM)
*
Folha - Por que você quis filmar uma adaptação do livro de Lima Barreto?
Paulo Thiago - Interessei-me por dois motivos: a oportunidade de filmar o livro no momento atual e a chance de fazer um filme que tratasse de um tema sério, mas em tom farsesco.
Folha - Por que você acha que esse é um momento oportuno?
Thiago - Porque ele tem uma falha trágica na história, pois Policarpo é o anti-Macunaíma, o herói com muito caráter. Ele é ético e honesto, e isso faz dele um personagem que entra em conflito com a sociedade brasileira e com os problemas da época, que continuam até hoje. Achei que botar um personagem como esse na tela seria muito oportuno no momento em que questionamos a nossa identidade. Ao ser um nacionalista exaltado, coloca em questão o patriotismo num mundo globalizado.
Folha - Como foi seu trabalho com os atores?
Thiago - Foi interessante, porque eu, na verdade, antes de fazer o filme, não sabia como seria. Eu tinha uma concepção em termos de estética, de direção de arte, de ambientação. Mas eu não sabia muito bem como seria a cara do filme. Isso eu fui descobrindo nos ensaios com os atores. A partir do desenvolvimento dos personagens, o filme ia aparecendo.

Texto Anterior: Mar del Plata aplaude 'Policarpo Quaresma'
Próximo Texto: Encontrado documentário de 1928 sobre Chaplin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.