São Paulo, sábado, 22 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parente nega devolver CPMF a exportador

LUIZ CINTRA
DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Pedro Parente, foi ontem ao 17º Encontro Nacional de Comércio Exterior, no Rio, para jogar água fria numa das principais reivindicações dos exportadores ao governo: a do ressarcimento da CPMF, o imposto sobre o cheque, que incide na cadeia produtiva do setor.
Cálculo de representantes das exportadoras estima que a incidência em cascata da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira onera em aproximadamente 1% o custo de produção.
O pedido foi feito no primeiro dia do encontro no Rio ao ministro Pedro Malan pelo presidente da Sadia e diretor de comércio exterior da Fiesp, o empresário Luiz Fernando Furlan.
Os exportadores querem que haja uma compensação na CPMF paga na exportação, semelhante à que ocorre com o setor no pagamento do PIS e da Cofins. Nesse caso, as empresas de exportação ganham créditos para o pagamento do IPI.

Texto Anterior: Emissão de títulos é adiada
Próximo Texto: Agora, Encol é acusada de crime fiscal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.