São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prova deste ano foi mais difícil

DA ENVIADA ESPECIAL

O Southern Traverse deste ano foi o mais difícil desde a criação da prova, em 1991. Das 34 equipes competidoras, apenas 14 conseguiram completar o percurso. Dez equipes, entre elas a brasileira, completaram parte dele e outras dez desistiram da competição. Participaram cerca de 130 competidores e mais de 100 assistentes.
Segundo Geoff Hunt, diretor da prova, o El Niño (aquecimento anormal das águas do Pacífico, que provoca alterações climáticas) teve participação especial no evento. A chuva, os ventos fortes e a neve resultaram na modificação de três seções da competição.
A equipe Cromwell, vencedora da prova, completou todo o percurso em 78 horas -com sete horas de sono. "Os ventos eram tão fortes que tivemos de andar um trecho de costas, agachados", disse o australiano Jim Cotter, que integrou o grupo com mais dois neozelandeses. Para se abrigar do frio, o time chegou a cavar uma caverna na neve, usando os capacetes.
Depois da aventura nas montanhas, a equipe brasileira cumpriu uma etapa de 25 km de caiaque e cerca de 40 km de mountain bike.
O time neozelandês Wet Coast, que liderava a prova desde o início, foi desclassificado seis horas antes do final. Por um erro de interpretação de mapas, teve de passar a noite na neve e sofreu hipotermia.
Participaram do enduro, além da equipe brasileira, 22 times neozelandeses, 4 americanos, 3 japoneses, 1 canadense e 3 mistos, com neozelandeses, franceses, alemães, ingleses e australianos.
Foram tantos os problemas gerados por leitura incorreta de mapas que Hunt estuda, para o próximo ano, incluir um teste específico.
Além de diretor da prova, Hunt é o criador do Southern Traverse. A idéia surgiu depois de participar da primeira grande "adventure race", a Raid Gauloises (ou Grand Traverse), realizada em 89, na Nova Zelândia. Desde 91, a nova prova passou a ser realizada anualmente. Entre 95 e 96, surgiram novos enduros de resistência, como a Eco-Challenge (baseada nos EUA) e a Mild Seven Quest (China).

Texto Anterior: Fogueira de cueca salva brasileiros em enduro
Próximo Texto: Conheça a Southern Traverse
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.