São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Empresas começam a cuidar dos funcionários

DA REPORTAGEM LOCAL

Preocupadas principalmente em diminuir o número de funcionários afastados, algumas empresas estão fazendo modificações.
Desde 1994, a 3M do Brasil, por exemplo, aposta na ergonomia para melhorar a postura dos funcionários. Entre outras medidas, as cadeiras dos funcionários da linha de produção, do setor de atendimento ao cliente e da informática foram trocadas, e um treinamento ensinou os usuários a regular altura, encosto e braços dos móveis.
Todos os funcionários que trabalham em ambiente com ruídos superiores a 80 decibéis fazem exames de audição e podem ser remanejados se tiverem problemas.
Luiz Fernando Macatti, 51, gerente de serviços médicos da empresa, diz que a redução é grande. "Estamos evitando o número de faltas, afastamento por maior período e o uso de remédios."
A Faber-Castell também trocou o mobiliário da linha de produção e reduziu os casos de LER em 30%.
Outra medida adotada pelas duas empresas e pela Avon foi dedicar, durante o expediente, um horário para relaxamento e exercícios de correção de postura.
São poucos minutos, entre 10 e 20 por dia, mas o objetivo, além do relaxamento, é interromper a sequência de exercícios repetitivos. É obrigatório para quem tem problemas como estresse e postura e opcional para os demais.

Próximo Texto: WORKSHOP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.