São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão teme que El Niño afete provas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O El Niño pode esquentar demais a Ásia e atrapalhar os Jogos Olímpicos de Inverno, marcados para fevereiro de 1998 na cidade de Nagano, no Japão.
Os organizadores, no entanto, afirmam que haverá neve suficiente para a disputa da Olimpíada, que acontece a cada quatro anos.
"Se o inverno for mais quente que o normal, podemos ter problemas com as provas de esqui cross-country e estilo livre", afirmou Makoto Kobayashi, diretor-geral do comitê organizador dos Jogos.
El Niño é o nome do fenômeno de aquecimento anormal das águas do Pacífico que provoca alterações no clima do mundo todo.
A Agência Meteorológica Japonesa já disse que espera um inverno "quente". Em dois dos locais mais baixos de competição (onde a neve desaparece primeiro), máquinas de produção de neve já estão preparadas, se for necessário.
Os organizadores dizem que no inverno de 1982-83, quando ocorreu um El Niño, houve bastante neve no país.
"Precisamos de cerca de 30 centímetros de neve acumulada para os locais onde haverá provas de esqui nórdico. O acúmulo médio em 82-83 foi de 48,5 cm", disse um dirigente.
"Quando resolvermos a questão da altura da rampa da competição de esqui downhill, a única coisa que vai tirar meu sono serão os efeitos do El Niño", afirmou Kobayashi.

Texto Anterior: Na arquibancada, torneio bate recorde
Próximo Texto: Pelé volta à Câmara para garantir votação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.