São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tapetes assinados em destaque

MARCELO LIMA

Com novos formatos e empregando materiais sintéticos como o plástico, peça valoriza a decoração
Escolher o tapete após definir os móveis e os revestimentos de um ambiente é a maneira mais usual de harmonizar as cores, o tamanho e o estilo da peça à decoração. Mas o inverso também pode acontecer.
Em versões atualizadas, o tapete passa a ser visto não apenas como acessório, mas como objeto autônomo, capaz de criar contrastes interessantes com os demais móveis da casa. E até ser ponto de partida para a decoração.
"Tapetes alternativos, com desenho elaborado e gráfico, merecem ficar em destaque nos ambientes, de preferência sozinhos e em áreas de passagem", explica o decorador Gilberto Cionni.
Mais do que simples complemento para a decoração, combinado ao sofá e às cortinas, os tapetes se tornaram hoje objeto de pesquisa para os designers, que abandonam matérias-primas tradicionais, como lã e fibras naturais.
Plástico, borracha e resinas sintéticas, materiais antes restritos aos modelos para banheiro e cozinha, passam a frequentar a sala e o dormitório, acrescentando cor e modernidade aos ambientes.
O lúdico, o irônico e o inesperado passam a integrar o desenho desses tapetes, que investem em novos formatos, além do tradicional retângulo e círculo.
"Como composição, não vejo inconveniente em associar o desenvolvimento de um tapete ao de uma tela", afirma o designer Fernando Campana, que, em parceria com o irmão Humberto, desenvolveu um inusitado tapete confeccionado em grama sintética e couro de vaca.
"Muitas pessoas reconheceram uma intenção surrealista no trabalho, mas a idéia básica foi enfatizar na mesma peça o contraste entre duas superfícies que normalmente revestem pisos. O resultado foi uma peça que remete à paisagem interiorana, mas emprega materiais contemporâneos", explica o designer.

ONDE ENCONTRAR
Banho & Basta: R. Fradique Coutinho, 1.146, casa 2, Vila Madalena, região sudoeste. Tel: 211-9690. Benedixt: Pça. Benedito Calixto, 100, Pinheiros, região sudoeste. Tel: 852-6551. Fernando e Humberto Campana: R. Barão de Tatuí, 219, Santa Cecília, região central. Tel. 366-64152. Zona D: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 147, Jardim Paulista, região sudoeste. Tel: 282-1769.

Texto Anterior: A moda pede carona
Próximo Texto: Viajando com os pimpolhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.