São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Empresas crescem com mensagens
DANIELA AUGUSTO
Empresas desse tipo já se espalham pelo país e fazem parte do franchising. Nessa época do ano, o filão são as mensagens natalinas. A Disque Mensagem de Goiânia, que atua há sete anos no setor, aderiu ao sistema de franquias. Segundo Maria de Fátima Oliveira, 30, sócia, a idéia surgiu dos clientes. "Temos 24 unidades no país e abriremos a primeira nos Estados Unidos." Por mês, a empresa chega a fazer até 900 ligações. A empresária comenta que, para se tornar um franqueado da Disque Mensagem, o interessado já deve ter o ponto comercial e afinidade com o negócio. Investimento O investimento é de R$ 12 mil. A taxa de franquia varia de acordo com o número de habitantes. Numa cidade de 2 milhões de habitantes, a taxa chega a R$ 12 mil. A empresa cobra royalties de 12% sobre o faturamento bruto. A Disque Mensagem não exige experiência para quem quer se tornar um franqueado da marca. "Damos todo o treinamento para o franqueado durante cinco dias", afirma Maria de Fátima. Segundo a empresária, para a agência entrar em operação, são necessários quatro funcionários. O contrato de franquia da Disque Mensagem tem validade de cinco anos, podendo ser renovado ou não após o vencimento. As formas com que as empresas prestam homenagens recebem um tratamento especial: locutores profissionais gravam as mensagens com música em estúdio. Sem contrato Algumas empresas, como a Love Mensagem e a Color Message, ambas de Goiânia (GO), divulgam seu sistema na forma de franquia, mas não firmam contrato. A adoção da marca pelo interessado acontece como nas antigas franquias de primeira geração, também chamada franquia de produto e marca, onde o franqueado trabalha com exclusividade, mas o franqueador não tem essa obrigação. As duas agências de Goiânia vendem um kit (R$ 900) com as instruções para que o empresário saiba como montar sua empresa de mensagens por telefone. O interessado não tem nenhum vínculo com a empresa, não paga taxa mensal de royalties, e a divulgação do negócio deve ser feita por conta própria, já que a empresa não cobra taxa de publicidade. (DA) Onde encontrar - Color Message: (062) 218-1818; Disque Mensagem: (011) 6468-2398; Love Mensagem: (062) 295-1946. Texto Anterior: Elevador vira espaço para publicidade Próximo Texto: Cartão fonado funciona como 'raspadinha' Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |