São Paulo, domingo, 23 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estoque mantém preços por pouco tempo

DA REPORTAGEM LOCAL

Embora o governo tenha aumentado a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) há duas semana, as revendas devem praticar o preço antigo até a liquidação de seus estoques.
Como esses estoques ainda estão altos devido à retração das vendas pela alta dos juros, concessionárias deverão manter o preço sem aumento por mais alguns dias.
Mas as montadoras já definiram como será feito o repasse do aumento do IPI. A Fiat decidiu que não vai reajustar sua tabela até o final deste mês.
Após essa data, os modelos da montadora sofrerão aumento de preço para o consumidor entre 3,4% (Uno Mille EX) e 9,3% (Palio 16V, Palio Weekend 16V, Siena 16V e Tempra SX e HLX 16V).
Oficialmente, a Ford resolveu manter os preços sem aumento até amanhã, porém, o mais provável, é que as revendas mantenham essa tabela até o final de novembro, seguindo o exemplo da Fiat.
Embora a Volkswagen não tenha divulgado oficialmente a nova tabela, na prática a rede de concessionários já aplicou um aumento de 2,5% (linha Gol) a 5% (Kombi).
Nessa dança de preços, alguns modelos ficaram mais baratos. É o caso da linha Silverado, da General Motors. Como as picapes ficaram de fora do aumento de IPI, as picapes tiveram seus preços reduzidos em até 3,2%.
Segundo a GM, o motivo da redução é tentar melhorar o posicionamento da Silverado em relação aos concorrentes.
As linhas Corsa e Kadett ainda não sofreram reajustes, posição que deve ser mantida até a próxima terça-feira.
Mudança nas regras
O governo voltou atrás e reclassificou a categoria da VW Kombi. Na semana passada, o modelo deixou de ser classificado como carro "popular" e passou a ser considerado utilitário.
Assim, o percentual de IPI que incidia sobre a Kombi passaria de 8% para 30%, fazendo com que o preço final subisse em torno de 20%. Como o veículo conseguiu manter o status de "popular", o IPI ficou em 13%.
Porém os modelos mais prejudicados foram os utilitários esportivos (jipões) com motorização a diesel, como o Mitsubishi Pajero, o Toyota Hilux SW4 e o Land Rover Defender 90.
Eles deixaram de ser enquadrados na categoria jipe. Isso fez com que o IPI passasse de 8% para 37%.
Se o aumento for repassado integralmente para o consumidor, esses modelos poderão ter até 25% de aumento de preço.
A previsão é que o preço de alguns utilitários esportivos se mantenha como está até o final do ano. Tal prática, no entanto, só deve funcionar mesmo na temporada de alta dos estoques.

Texto Anterior: Médicos não recomendam
Próximo Texto: Indignação marca prêmio do Classe A
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.