São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grau de dificuldade é o mesmo, dizem professores

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A prova da Fuvest realizada ontem possui o mesmo nível de dificuldade dos exames dos anos anteriores, mas apresentaram algumas novidades, analisam os professores do curso e colégio Objetivo,.
A prova de física, tão criticada pelos alunos, foi realmente muito difícil, diz o coordenador da disciplina, Eduardo Figueiredo. Para ele, a dificuldade superou a do ano passado. "Foi um teste de nível médio para difícil, mais destinado aos candidatos de exatas e biológicas. Os candidatos de humanas devem ter tido mais dificuldade."
Figueiredo destaca duas questões de eletromagnetismo como as mais difíceis. "Uma delas, por exemplo, exigiu do candidato, além do conhecimento do fenômeno físico, um bom raciocínio matemático."
Para o coordenador de inglês, Arnon Hollaender, a prova deste ano foi menos trabalhosa que as passadas. Ele destaca a presença de somente dois textos, em vez de três ou quatro como vinha ocorrendo.
A prova de português não foge ao padrão Fuvest, diz o coordenador de literatura, Fernando Teixeira de Andrade. Para ele, um ponto positivo deste ano foi que a maioria dos textos pedidos na prova foi retirada dos livros de leitura obrigatória.
"Não é por isso que a prova fica fácil, mas, como o aluno já teve contato com os textos, ele se sente gratificado e com mais segurança", afirma. Segundo ele, a maioria dos textos cobrados nos anos anteriores foi retirada da imprensa, agora foi cobrado o que o aluno já vinha lendo.
Em português, um problema sério. O coordenador de língua portuguesa, José Francisco Lé, diz que "a quinta questão (prova 'V') pede que o aluno assinale a alternativa que tenha elementos descritivos estáticos, mas a alternativa 'B', dada como correta no gabarito, apresenta elementos narrativos, e não apenas descritivos, o que invalida a questão".
Para o professor de química Nelson Bergmann a prova foi bem abrangente, com questões clássicas, envolvendo exclusivamente o assunto apresentado no 2º grau. Ele acredita que o pessoal que presta para a área de humanas deve ter encontrado um pouco de dificuldade.

Texto Anterior: Candidatos reclamam de física e química
Próximo Texto: Imigrantes tem lentidão na subida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.