São Paulo, segunda-feira, 24 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jospin muda a estratégia e faz críticas ao presidente

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro-ministro da França, Lionel Jospin, criticou ontem o presidente do país, Jacques Chirac. Pela primeira vez, desde que assumiu o cargo, Jospin rebate as críticas do chefe de Estado.
Na semana passada, durante a cúpula européia sobre o emprego, o dirigente conservador Chirac condenou as propostas do governo socialista, que aposta na diminuição da jornada de trabalho como solução para o desemprego. "Sou contra a ilusão destas experiências desastrosas", declarou.
Jospin, discursando em Brest, no encerramento do congresso do Partido Socialista, devolveu: "As experiências desastrosas também acontecem no plano político. Eu me lembro de uma dessas experiências. Quando a ilusão acabou, em 1º de junho, vimos uma maioria esquerdista na Assembléia."
Ele se referia à vitória socialista nas eleições parlamentares deste ano. Buscando aumentar seu poder no Legislativo, Chirac dissolveu o Parlamento e convocou eleições antecipadas. Seus cálculos políticos falharam e a oposição ganhou a maioria parlamentar.
O primeiro-ministro francês ressaltou que prefere evitar confrontos. "Durante seis meses não fiz comentários sobre o outro chefe do Poder Executivo. Eu trabalho mais do que falo." Chirac e Jospin, de correntes políticas opostas, até agora têm conseguido estabilidade na coabitação do poder.
Uma pesquisa de opinião, publicada ontem na França pelo "Jornal du Dimanche", destaca o crescimento de popularidade do premiê e do presidente. Jospin teve um aumento de dois pontos percentuais em relação ao mês passado, somando agora 51%. Entre 47% e 49% dos franceses aprovam o desempenho de Chirac, segundo as pesquisas.

Texto Anterior: Clinton encontra Peres e critica 'Bibi', diz imprensa de Israel
Próximo Texto: Assassino de Aldo Moro é preso pela polícia grega
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.