São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alunos acham 'erro' de projeto na Imigrantes

Para empresário, estrada tem pouca inclinação

DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de 49 alunos do Colégio Termomecânica, de São Bernardo (Grande São Paulo), vai ganhar um prêmio de R$ 100 mil por ter acertado a resposta de um concurso promovido pelo empresário Salvador Arena, 82, dono da indústria Termomecânica e mantenedor da escola onde as crianças estudam.
O objetivo do concurso era encontrar erros que, segundo Arena, foram cometidos no projeto da rodovia dos Imigrantes (que liga São Paulo ao litoral), sobretudo no trecho de serra, e quantificar qual foi o "custo" acarretado por essas falhas.
O grupo vencedor, que junta alunos da 5ª série do 1º grau até a 3ª série do 2º grau, apontou os dois erros principais que Arena julga existir na rodovia.
Segundo Gerson da Cruz Oliveira, 17, um dos alunos do grupo vencedor, a Imigrantes apresenta uma baixa inclinação em seu trecho de serra, de 6%, o que permite maior velocidade aos carros na subida, mas alonga a estrada em 4 km.
"A estrada comportaria uma inclinação maior, de 8%, sem problema", disse Oliveira.
Outro erro apontado por Arena e seus alunos é o tamanho do raio mínimo das curvas, que, segundo eles, poderia ter sido reduzido pela metade no projeto da estrada, diminuindo assim a necessidade de fazer tantos túneis e viadutos na Imigrantes.
"Um mau engenheiro custa muito caro ao país", disse Arena. "Até as crianças percebem os erros na Imigrantes." O empresário calcula que os defeitos que aponta na estrada encareceram a obra em cerca de R$ 80 milhões.
Dersa
A Dersa negou a existência de qualquer erro de concepção no projeto da estrada, que, segundo ela, seguiu todas as normas internacionais para construção de rodovias do tipo da Imigrantes.
A empresa também informou que uma estrada nos moldes propostos por Arena, mais curta e com menos viadutos e túneis, dificilmente seria aprovada do ponto de vista ecológico, pois provocaria muita destruição na mata atlântica que cobre a serra.
"Não vejo nenhum problema na Imigrantes. Seu projeto é bom e mexeu pouco com a serra", disse o engenheiro civil Walter Farinelli, da firma Tecpont.
Segundo a Dersa, a duplicação da Imigrantes, que está em licitação, seguirá basicamente os mesmos parâmetros adotados na construção da primeira pista da rodovia, inaugurada há mais de 20 anos.

Texto Anterior: Vera Fischer tem alta em clínica no Rio
Próximo Texto: Empresário reclama de obra lenta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.