São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Shoppings fazem promoções para tentar contornar a crise

Vendas têm queda de 15% depois da alta dos juros e do pacote

SIMONE CAVALCANTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nas primeiras semanas após o anúncio do pacote fiscal, as vendas nos shopping centers do país registraram queda de 15% em relação ao mês anterior.
As medidas também afetaram o fluxo de consumidores, que caiu 15%. A pesquisa foi feita em 19 shopping centers do Brasil pela DMV Comunicações, agência de propaganda especializada no segmento.
Segundo Sérgio Ramos Molina, diretor da agência, neste ano a disputa dos shoppings pelo consumidor será mais acirrada.
"As vendas estão retraídas, em vista dos juros cobrados nas compras a crédito", afirma.
Para tentar reverter esse panorama e atrair o público, os shopping centers investem em promoções e decorações natalinas.
Molina diz que só não houve queda do investimento em campanhas publicitárias porque os contratos já estavam fechados desde o mês de agosto.
"Cada shopping investe em torno de 30% da verba anual para fazer as promoções de Natal."
A agência fecha o ano faturando US$ 42 milhões, sendo que US$ 12 milhões -cerca de 28% do total- é proveniente de campanhas publicitárias e promocionais para o Natal, que neste ano serão feitas em 13 shoppings no país.
Uma delas é o Barra Shopping, no Rio, que investiu em torno de US$ 1 milhão na decoração interna para atrair o público.
Para ele, mesmo com as promoções, as vendas serão de "tiro curto". "Aquecem na semana do Natal, mas não compensam as perdas anteriores."

Texto Anterior: Fiscalização falha estimula abertura
Próximo Texto: SFI pode atrair estrangeiros para o setor imobiliário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.