São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 1997 |
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Shoppings fazem promoções para tentar contornar a crise Vendas têm queda de 15% depois da alta dos juros e do pacote SIMONE CAVALCANTI
As medidas também afetaram o fluxo de consumidores, que caiu 15%. A pesquisa foi feita em 19 shopping centers do Brasil pela DMV Comunicações, agência de propaganda especializada no segmento. Segundo Sérgio Ramos Molina, diretor da agência, neste ano a disputa dos shoppings pelo consumidor será mais acirrada. "As vendas estão retraídas, em vista dos juros cobrados nas compras a crédito", afirma. Para tentar reverter esse panorama e atrair o público, os shopping centers investem em promoções e decorações natalinas. Molina diz que só não houve queda do investimento em campanhas publicitárias porque os contratos já estavam fechados desde o mês de agosto. "Cada shopping investe em torno de 30% da verba anual para fazer as promoções de Natal." A agência fecha o ano faturando US$ 42 milhões, sendo que US$ 12 milhões -cerca de 28% do total- é proveniente de campanhas publicitárias e promocionais para o Natal, que neste ano serão feitas em 13 shoppings no país. Uma delas é o Barra Shopping, no Rio, que investiu em torno de US$ 1 milhão na decoração interna para atrair o público. Para ele, mesmo com as promoções, as vendas serão de "tiro curto". "Aquecem na semana do Natal, mas não compensam as perdas anteriores." Texto Anterior: Fiscalização falha estimula abertura Próximo Texto: SFI pode atrair estrangeiros para o setor imobiliário Índice |
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