São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lenice Prioli é surpresa em premiação

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Nem Celine Imbert, nem Rosana Lamosa. Lenice Prioli foi a grande surpresa do 2º Prêmio Carlos Gomes, vencendo a categoria Vocal Feminino.
O prêmio foi entregue anteontem à noite, no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Uma quantia total de R$ 40 mil será dividida entre os vencedores das seis categorias.
Na categoria Vocal Masculino, o prêmio ficou para o tenor carioca Fernando Portari, que acaba de estrelar a ópera "L'Elisir d'Amore", de Donizetti, no Teatro Municipal de São Paulo.
O Coral Lírico Municipal foi o vencedor na categoria Universo da Ópera.
Enquanto isso, outro corpo municipal, a Orquestra Experimental de Repertório, do maestro Jamil Maluf, ficou com o Prêmio Universo das Orquestras, Bandas e Corais.
O quarteto de violões Quaternaglia foi o ganhador em Música de Câmara. Na categoria Solista Instrumental, plena justiça: o prêmio foi para Gilberto Tinetti, uma espécie de decano dos pianistas brasileiros.
Homenagem
Além disso, o compositor paulistano Osvaldo Lacerda, 70, foi homenageado com o Troféu Guarany.
O 2º Prêmio Carlos Gomes foi atribuído pela Comissão de Música da Secretaria Estadual da Cultura, presidida pelo maestro Fábio Oliveira.
O júri foi composto pelo maestro Aylton Escobar, diretor da Universidade Livre de Música, pela pianista Yara Bernette e pelo jornalista Nelson Rubens Kunze.
Durante a solenidade, foi apresentada uma adaptação teatral da ópera "Lo Schiavo", de Carlos Gomes.
Feita pelo dramaturgo Pedro Vicente, contou com a participação dos atores Raul Cortez, Esther Góes, Christiane Tricerri e Cacá Carvalho.
A parte musical também teve trechos de "Lo Schiavo", mas sem orquestra.
Ao piano, o maestro Achille Picchi acompanhou o Coral Sinfônico do Estado e os solistas Sebastião Teixeira (barítono) e Elayne Caser (soprano).

Texto Anterior: Selo lança sete óperas do compositor
Próximo Texto: Recital no IMS homenageia tenor italiano Beniamino Gigli
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.