São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Yothu Yindi toca hoje em SP

FRIDERIKI PANAGOPOULOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Dificilmente você saberá traduzir as músicas ou dizer o que significa o nome da banda que toca hoje, às 21h30, no Palace, a australiana Yothu Yindi (pronuncia-se iutu-indi e a tradução é "Filho e Mãe").
Formada por aborígines que vivem nas terras tribais do nordeste de Arnhem Land, na Austrália, eles cantam uma mistura de rock e canções que fazem parte da cultura autóctone em uma língua um tanto desconhecida, a Gumatj.
Além dessa mescla musical, eles garantem apresentar uma dança performática demonstrando o comportamento de crocodilos, wallabies, brolgas e outras espécies típicas da fauna do lugar.
INXS
O Youthu Yindi já esteve no Brasil em abril deste ano e volta para o lançamento do single "Superhighway".
Entre as faixas da nova obra, há uma canção com uma parceria do vocalista do Yothu Yindi, Mandawuy Yunupingu, com o tecladista do INXS, Andrew Farris.
Uma das músicas do grupo que teve grande repercussão na Austrália, ficando 22 semanas nas paradas de sucesso, foi "Treaty".
A canção faz um apelo pela reconciliação entre os descendentes de aborígines, que vivem na Austrália há 40 mil anos, e os povos não-aborígines, que estão lá desde 1788.
O Yothu Yindi já se apresentou com o Midnight Oil em 1988 numa turnê pelos EUA e Canadá e é considerada uma das primeiras bandas aborígines a ter um reconhecimento mundial.

Show: Yothu Yindi
Quando: hoje, às 21h30
Onde: Palace (av. dos Jamaris, 213, tel. 531-4900)
Quanto: R$ 25 e R$ 40

Texto Anterior: Mostra traz arte e imigração na China
Próximo Texto: Nova 'Colors' aborda 'possíveis presentes'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.