São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Processador K6 bate Pentium em 32 bits

ROSANE MINGHIM

ROSANE MINGHIM; ONOFRE TRINDADE JÚNIOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

Computador Five Star com "cérebro" AMD apresenta bom desempenho, mas o monitor deixa a desejar

O destaque do micro Five Star é o chip AMD K6 -vedete dos processadores-, que vem correspondendo à maioria das expectativas de desempenho e relação custo/benefício.
Além de apresentar performance comparável à dos melhores chips Intel, o custo/benefício é excelente, aliviando o preço da máquina.
As tabelas de desempenho demonstram essa capacidade. Nos testes com benchmark padrão ("WINCheckIt Pro"), o K6 foi 25% mais rápido que um Pentium MMX de 233 MHz para aplicações de 32 bits e ligeiramente mais lento que um Pentium II de 266 MHz.
Outros testes mostraram performance 10% superior a um Pentium II com mesma frequência (233 MHz). Embora o desempenho para 16 bits seja pouco inferior ao do Pentium MMX de 233 MHz, ainda é mais eficiente que o Pentium II.
Vale lembrar que as instruções MMX (e, portanto, suas vantagens de performance para aplicações multimídia) não são conhecidas pelo programa de testes.
A configuração testada possui 32 Mbytes de RAM, gabinete torre, placa de som de 16 bits, CD-ROM de 20X, leitor de disquetes, disco rígido de 2,1 Gbytes, placa fax/modem/voz, teclado padrão americano e mouse de três botões.
A aparência é convencional. As caixas acústicas são ativas, com fonte embutida, o que facilita a instalação e utilização.
A configuração que estará disponível a partir de dezembro inclui placa de TV VTV e unidade de CD-ROM de 24X, mais rápida.
Tela pequena
A placa principal dispõe de quatro slots ISA de 16 bits e quatro slots PCI de 32 bits. Para memória, há ainda quatro slots do tipo SIMM e dois slots do tipo DIMM.
Com essas características, o Five Star é uma opção adequada para uso doméstico e empresarial. Peca apenas pela tela pequena (14 polegadas), com pouca memória de vídeo (2 Mbytes), que não permite true-color com resolução máxima.
A qualidade do monitor de vídeo deixa a desejar. Para resoluções mais altas, o foco é ruim e as bordas da imagem ficam indefinidas, mas esse pode ser um problema específico do monitor em teste.
Com tela de pelo menos 15 polegadas e maior resolução pixel/cor, o micro se tornaria ideal para aplicações gráficas e de multimídia, que fariam bom uso do chip K6.
Acompanham o equipamento o sistema operacional "Windows 95" (instalado e com cópia em CD-ROM), todos os adaptadores (em CD-ROM ou disquete) e vários softwares (leia quadro).
Manuais
A instalação micro é simples e facilitada por vários manuais em português: do usuário, de configuração das placas principal, de som e de vídeo e do monitor.
Há ainda manuais impressos de adaptadores (drivers) e de alguns dos softwares, a maioria em inglês.
A utilização inicial depende da familiaridade do usuário com computadores. Para o iniciante, não há muita facilidade on line para aprendizado. Para o intermediário ou experiente, estão disponíveis todos os dados para sua correta configuração e uso.
O desempenho do kit multimídia é razoável e atende aos requisitos da especificação MPC-3. Um kit melhor, de 24X, está previsto para o micro que estará nas lojas.
A qualidade de som oferecida pelas caixas acústicas é bastante boa, mas nada impede ligar o micro a um aparelho de som melhor.
A qualidade eletromecânica do equipamento é boa, incluindo mouse e teclado. A relação custo/benefício é muito boa, principalmente considerando a notável capacidade de processamento.

Rosane Minghim é PhD em ciências da computação pela Universidade de East Anglia, Inglaterra, e faz pesquisas em computação gráfica, visualização e multimídia.
E-mail rminghim@icmsc.sc.usp.br
Colaborou Onofre Trindade Júnior, doutor em física aplicada pela USP e professor do ICMSC.

Texto Anterior: Programa para a impressora Grafix
Próximo Texto: Conheça o rival da Intel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.