São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de Apuí afasta 2 médicos

ALTINO MACHADO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Os médicos Sidrônio Timóteo e Silva e Carlos Alencar, que assinaram há quinze dias o laudo da morte do agricultor Elizeu Oliveira da Silva, foram exonerados anteontem do hospital de Apuí (AM) pelo prefeito João Torres (PFL).
O assessor político do prefeito, Ary de Almeida Costa, disse que as exonerações foram "por causa de desmandos administrativos e desrespeito para com as pessoas que os médicos atendiam".
Costa disse também que a pressão popular para afastá-los da cidade se tornou insustentável após a morte do agricultor. "Foram problemas cumulativos que nos levaram a agir dessa maneira."
O laudo dos médicos atestou que o agricultor se enforcou na cela da delegacia de Apuí (445 km ao sul de Manaus). Parentes e sindicalistas acusam a polícia de ter torturado e assassinado Silva.
Silva contestou o afastamento e recorreu ao CRM (Conselho Regional de Medicina) do Amazonas. "Eu e meu colega estamos sendo vítimas de uma perseguição política sórdida na cidade", disse.
O secretário do CRM Luís Cláudio Dias disse que foi constituída uma comissão que se encarregará de abrir uma sindicância para apurar o caso.

Texto Anterior: Seguem protestos de sem-terra
Próximo Texto: Diretores de estatal têm bens bloqueados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.