São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OAB-SP escolhe hoje novo presidente

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 150 mil advogados escolhem hoje o novo presidente da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), na eleição mais disputada dos últimos dez anos.
A campanha eleitoral acirrada deve levar uma das chapas a encaminhar hoje à comissão eleitoral da Ordem pedido de impugnação de outra, sob alegação de abuso de poder econômico.
Este ano, cinco chapas concorrem à presidência da OAB-SP, que tem sob sua responsabilidade a administração de um orçamento anual de cerca de R$ 40 milhões.
A disputa está entre os advogados Clito Fornaciari Júnior (chapa Ordem para os Advogados), Euro Bento Maciel (Unidade), Raimundo Hermes Barbosa (Independente - Força e Participação), Roberto Ferreira (Oposição A - Realização com Justiça Social) e Rubens Approbato Machado (Ação 2000).
Clito Fornaciari, 46, é ex-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, entidade que ele diz contar com o apoio.
Euro Bento Maciel, 53, secretário-geral-adjunto da OAB-SP, conta com o apoio do atual presidente da ordem, Guido Andrade.
Raimundo Hermes Barbosa, 49, secretário-geral da OAB-SP, é o candidato com mais tempo de campanha.
Roberto Ferreira, 49, presidente da Caasf (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), órgão ligado à direção da OAB-SP, rompeu com o atual grupo no poder desde o início da administração. Ele tem o apoio do grupo do advogado José Roberto Batochio.
Rubens Approbato Machado, 64, é vice-presidente da Federação Paulista de Futebol. Ele foi juiz e secretário da Justiça no governo Orestes Quércia. Tem o apoio de alguns "medalhões", como o ex-presidente da OAB-SP Antônio Cláudio Mariz de Oliveira.
A concorrência acirrada dos candidatos exigiu este ano gastos exacerbados e diversidade na divulgação -moças de minissaia distribuindo panfletos nos fóruns, cartazes espalhados pelas principais avenidas da cidade, anúncios em jornais e telões. A Folha apurou que algumas campanhas passaram de R$ 1 milhão.
Impugnação
O ex-presidente da OAB-SP João Roberto Egydio Piza, que apóia o candidato Euro Maciel, deve encaminhar hoje à comissão eleitoral da ordem pedido de impugnação da chapa de Rubens Approbato.
"Não podemos assistir ao abuso de poder econômico praticado por essa chapa (de Approbato). Isso denigre a imagem da OAB e desautoriza a ordem de criticar esse tipo de abuso no país", disse Piza.
Approbato rebateu as críticas de Piza dizendo que a sua campanha é "financiada pelos conselheiros e companheiros de chapa".
"Não estamos usando a Ordem." Seu opositor Euro Maciel ocupa cargo na direção da entidade.
Pela primeira vez, um dos locais de votação na capital será o Centro de Convenções do Anhembi. O resultado da eleição deve ser divulgado amanhã, segundo OAB-SP.
O local de votação é determinado pelo número de inscrição do profissional na ordem (veja quadro). Quem tiver dúvida sobre a seção onde deverá votar pode ligar para a OAB no telefone (011) 239-5122.

Texto Anterior: Câmara privatiza serviço de zona azul
Próximo Texto: A votação na OAB-SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.