São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atleta dopado pode ser suspenso por 4 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

A segunda amostra da urina do nadador Hugo Duppré analisada ontem no Canadá confirmou os resultados do primeiro exame. Duppré é o primeiro caso de doping na natação brasileira.
Ele estava convocado para a prova de 100 m borboleta no Mundial da Austrália, em janeiro de 98. Agora, pode ser suspenso de dois a quatro anos pela Fina (Federação Internacional de Natação).
Os testes acusaram a presença de vestígios de nandrolona, substância que aumenta a massa muscular e, consequentemente, a força.
A nandrolona é um esteróide anabolizante semelhante ao utilizado pelo corredor canadense Ben Jonhson, banido do atletismo.
Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) comunicou ter recebido a informação do médico brasileiro Eduardo de Rose.
A CBDA marcou para hoje uma reunião para sua comissão médica ouvir o atleta e recomendar as providências em relação ao caso.
A Unisanta (Universidade Santa Cecília), de Santos, pela qual Duppré compete, informou que aguardará o resultado da reunião para saber como defender o atleta.
A universidade estaria preparando um dossiê sobre o nadador para ser entregue à CBDA.
Desde terça-feira, quando foi divulgado o doping, o nadador se submeteu a cinco novos testes.
A universidade apresentaria à CBDA os resultados, junto com um histórico dos tempos do atleta fornecido pela Federação Paulista de Natação e os relatórios do médico e do técnico do Duppré.
O documento da FPN apresenta tempos desde 93, e os exames foram realizados por orientação da universidade em cinco laboratórios diferentes -quatro em São Paulo e um no Rio de Janeiro.
O último exame de Duppré foi realizado ontem no Ladertec, laboratório em processo de credenciamento junto ao COI e responsável pela prova e contraprova do teste antidoping de Fábio Augusto, meia do Corinthians, suspenso por 120 dias por uso de efedrina.

Texto Anterior: Técnico ainda vê falhas no Palmeiras
Próximo Texto: Técnico crê em absolvição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.