São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUVENTUS

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo se não conseguir uma das duas vagas para a Série B do Brasileiro, 1997 não terá sido um ano perdido para o Juventus. Seus jogadores, pelo menos, poderão dizer que ficaram mais cultos.
Para compensar as poucas opções de lazer durante os períodos de concentração, o técnico Écio Pasca decidiu estimular seus atletas a fazerem atividades culturais.
Quando o time atua em São Paulo, a delegação costuma relaxar, na véspera do jogo, curtindo sessões de teatro ou cinema. "É divertido, une o grupo, e a gente sempre aprende alguma coisa", disse o goleiro William.
"O Casamento do Meu Melhor Amigo", com a atriz Julia Roberts, e "Força Aérea Um", com Harrison Ford, foram os dois filmes que mais agradaram o elenco. "Mr. Bean" também recebeu elogios.
Na pauta, estão "Excesso de Bagagem", com Alicia Silverstone, atriz e produtora, e "Beijos que Matam", com Morgan Freeman.
No teatro, o time elegeu "Um Gordo em Concerto", que o humorista Jô Soares apresentou no próprio Juventus, a melhor peça.
Quando vai ao teatro, além de curtir o espetáculo, os jogadores têm um alento: são ovacionados. "Eles vêem um grupo de uns 30 caras, com uniforme bordô, e acabam anunciando que é o time do Juventus. Aí todo mundo bate palmas", disse William.
Capoeira
Se fora do campo o Juventus está inovando, dentro do gramado não deixa por menos.
Quem for a Javari pode achar que se confundiu quando, em vez de ver jogadores batendo bola, encontrá-los numa roda de capoeira. É que, no Juventus, a capoeira faz parte do dia-a-dia dos jogadores.
A novidade foi introduzida por Pasca, que a adotara nos tempos em que comandou a seleção sub-20 da China. Segundo o treinador, a capoeira dá maior agilidade e jogo de cintura aos atletas.
Depois de aprimorarem a versatilidade, os juventinos são obrigados a assistir aos jogos que o time disputou na íntegra.
"É uma oportunidade para analisarmos nossos erros e acertos", afirmou o meia Márcio Griggio.
Segundo a comissão técnica do clube, todas as partidas do Juventus são gravadas para serem analisadas com os jogadores.
(JCA)

Texto Anterior: PONTE PRETA
Próximo Texto: Status; Prêmios; Vitaminas; Campanha; TV; Psicologia; Lazer; Capoeira; Patrocínio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.