São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santa Teresa abre as portas para a arte

DA SUCURSAL DO RIO

Famoso pela grande concentração de artistas, o bairro de Santa Teresa (região central do Rio) será palco neste fim-de-semana da 4ª Arte de Portas Abertas.
A proposta dessa mostra é colocar o público em contato pessoal com artistas do bairro, suas obras e técnicas de trabalho. É baseada no evento "Open Studios", realizado anualmente na cidade inglesa de Cambridge.
Em Santa Teresa, estandartes amarelos nas fachadas de 43 ateliês espalhados pelo bairro indicarão onde poderão ser conhecidos 75 artistas da área.
O evento -organizado pela entidade de moradores Viva Santa- estará inaugurando um intercâmbio internacional, com a promoção de duas mostras de artistas contemporâneos portugueses (seis) e franceses (dez).
A mostra Portas Abertas à Arte Portuguesa exibirá, no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo (rua Monte Alegre, 306), obras como quadros do pintor Antonio Hernandez Vaz, a tapeçaria de Inês Carrelhas e as instalações com técnicas mistas de Catarina Baleiras.
A coletiva Montmartre Visita Santa Teresa reunirá, na galeria HB 195 (rua Hermenegildo de Barros, 195), pinturas, gravuras e técnicas mistas de artistas franceses, como Isabelle de Pavant, que participam do evento "Galeries & Ateliers Ouverts" do bairro parisiense de Montmartre.
O bloco dos artista de Santa Teresa é formado, entre outros, pelo fotógrafo Renan Cepeda, o escultor Gian Pietro Zagni, a pintora Carmen Thompson e o pintor Messias dos Santos.
Idealizadora do Arte de Portas Abertas, a escultora Clara Arthaud disse que o evento costuma atrair pessoas de várias regiões da cidade e até de fora do Rio, inclusive artistas e estudantes de Belas Artes.
"É uma grande festa de troca de experiências. O evento é um intercâmbio de conhecimento, de pesquisa e de técnica. E é muito legal para nós artistas mostrarmos o nosso trabalho", afirmou.
Clara disse que foi "muito prazeroso" chegar a Cambridge, em julho de 96, e ter tido a oportunidade de poder conhecer artistas que vivem nessa cidade e participam do "Open Studios".
Para facilitar a visita aos artistas e aos 18 estabelecimentos que fazem parte do roteiro gastronômico do evento em Santa Teresa, estarão sendo distribuídos mapas ilustrados em restaurantes, ateliês e vans que circularão pelo bairro.

O quê: 4ª Arte de Portas Abertas
Onde: em 43 ateliês e quatro espaços culturais de Santa Teresa (informações pelo telefone 021/508-5840 ou pela homepage http://www.vivasanta.com.br)
Quando: amanhã e domingo, das 11h às 20h
Quanto: grátis

Texto Anterior: Vida de Rosa é mostrada do fim ao início
Próximo Texto: Casa França-Brasil recebe as grandes gravuras de Tomie Ohtake
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.