São Paulo, sábado, 29 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade denuncia agressões

PAULO HENRIQUE BRAGA
DA REDAÇÃO

Os ciganos da República Tcheca estão sofrendo agressões nas ruas, tendo suas casas queimadas e não conseguem emprego. A denúncia é do Gypsy Council, principal centro de apoio aos ciganos no Reino Unido.
Charles Smith, diretor da organização, qualifica de "lixo de direita" as críticas que originaram mudanças na política de concessão de asilos políticos no país.
"Desde 1990, o Reino Unido já recebeu cerca de 100 mil imigrantes russos. Como são na maioria pessoas educadas e que chegam com dinheiro, ninguém fala nada", afirmou.
Com 800 ciganos pobres, os que aguardam decisão do governo em Dover, a coisa é tratada de maneira bem diferente, diz ele.
Smith afirma não ter dúvidas quanto à necessidade de os ciganos deixarem a República Tcheca.
Ele cita, entre outros, o fato de crianças ciganas, por não falarem o idioma local, serem colocadas em escolas para deficientes mentais.
Essa e outras denúncias teriam sido confirmadas pessoalmente por um representante da organização britânica, que viajou para a República Tcheca após a chegada dos ciganos a Dover.
Segundo Smith, o preconceito e as agressões contra ciganos pioraram desde o colapso dos regimes comunistas do Leste Europeu.
"Naquela época, pelo menos todos tinham emprego garantido. Hoje, ninguém dá trabalho para os ciganos."

Texto Anterior: TV tcheca mostra "paraíso"
Próximo Texto: EUA treinam iranianos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.