São Paulo, domingo, 30 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

arte e arquitetura

As opções para um roteiro de arte são múltiplas em museus, galerias e ateliês. O Centro Cultural do Banco do Brasil expõe até 14 de dezembro trabalhos de Di Cavalcanti ("Di Cavalcanti: Cem Anos - As Mulheres de Di").
No dia 26, o CCBB inaugura a mostra de fotografias do francês Olivier Zabat ("Pequeno Desfile Urbano") e, no dia 7 de janeiro, começa uma retrospectiva da obra recente de Siron Franco.
Ainda no centro, estão o Centro Cultural dos Correios, o Centro de Arte Hélio Oiticica, com mostra de Richard Serra até março, e a galeria Paulo Fernandes. A Casa França-Brasil abriga exposições temporárias e a partir do próximo dia 10 apresenta parte do acervo do Museu Casa do Pontal, com arte popular brasileira.
O Paço Imperial apresenta ao longo do mês de dezembro uma retrospectiva de Iole de Freitas e trabalhos de Jac Leirner, Tunga e Artur Barrio.
Não muito longe, no aterro do Flamengo, fica o Museu de Arte Moderna (MAM), que exibe a partir do dia 4 o trabalho de Claudio Kupermann. Os endereços da região central funcionam de terça-feira a domingo, das 12h às 20h.
O projeto de Oscar Niemeyer para o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, inaugurado há um ano, merece uma visita. Além do acervo, com a coleção de arte de João Sattamini, pode-se apreciar uma vista magnífica da cidade do Rio de Janeiro. Para o mês de dezembro, foi programada uma mostra de Niemeyer.
Em Santa Tereza, uma vez por mês, artistas plásticos que não têm representação em galerias costumam abrir seu ateliê para visitação, colocando uma bandeira na porta para indicar que o público é bem-vindo. Há muitos ateliês no bairro, entre eles o de José Bechara e de Waltércio Caldas, mas nem todos aceitam visitas. Outro importante endereço de Santa Tereza é o Museu Chácara do Céu, com acervo de 8.000 peças, entre gravuras, desenhos e esculturas. Visitas guiadas devem ser marcadas com antecedência pelo telefone (021) 232-1386.

Texto Anterior: HELICÓPTERO; SAARA; DOCES
Próximo Texto: MUSEU DO AÇUDE; REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA; H. STERN
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.